Notícias Fique por dentro das novidades

Centro de Urologia reúne equipamentos modernos e profissionais especializados — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2009

Centro de Urologia reúne equipamentos modernos e profissionais especializados

15 February 2009

Centro de Urologia reúne equipamentos modernos e profissionais especializadosEquipado com os mais avançados recursos para o diagnóstico e tratamento das diversas patologias urológicas, o Centro de Urologia do Hospital Português é referência, por aliar aparelhagem de última geração a profissionais altamente qualificados. Criada em 1997, a Unidade trata patologias do aparelho urinário e do aparelho genital masculino, a exemplo de doenças benignas e malignas dos rins e das vias urinárias, doenças obstrutivas, infecciosas, cálculos urinários, infertilidade masculina e doenças sexualmente transmissíveis.

Entre os serviços do Centro de Urologia do HP estão avaliação urodinâmica (investigação das disfunções miccionais, secundárias a patologias da bexiga e uretra, que resultam em distúrbios do armazenamento e/ou eliminação da urina), investigação e tratamento de incontinência urinária de esforço, vídeo-endoscopia urinária, cirurgias ambulatoriais, investigação e tratamento das doenças da próstata, de doenças venéreas e disfunção erétil, tratamento da litíase urinária por meio de cirurgias percutâneas e endoscópicas, além da pulverização de cálculos renais por litotripsia.

Para tratar um dos problemas urológicos de maior incidência entre a população, os cálculos renais, o Centro de Urologia do HP conta com um moderno litotridor, com alto grau de precisão, que quebra qualquer tipo de cálculo, tanto os rádio-opacos, quanto os rádio-transparentes, em qualquer localização. Tanto os cálculos dos rins, como os de bexiga e de uretra, são tratados através de ondas eletromagnéticas que, direcionadas por ultrassom ou radioscopia, atingem as pedras, fragmentando-as e favorecendo a sua eliminação através do fluxo urinário.

“Por ser um aparelho potente, possibilita a redução do número de sessões devido à sua maior eficiência. Além disso, em razão da alta precisão na emissão das ondas eletromagnéticas, o órgão que está sendo tratado é menos traumatizado, porque sofre menor agressão”, destaca o chefe do Centro de Urologia do HP, Dr. José Melo, ressaltando que a ingestão regular de líquidos, alimentação saudável e prática de atividades físicas são hábitos importantes para a prevenção dos cálculos. Sempre investindo em equipamentos de alta tecnologia, o Centro de Urologia do HP tem perspectiva de adquirir brevemente um aparelho de ureterolitotripsia a laser, que tornará o procedimento ainda menos invasivo, proporcionando mais conforto e segurança ao paciente.

Segundo Dr. José Melo, as doenças da próstata também estão entre as principais ocorrências no ramo da urologia, especialmente a partir dos 40 anos de idade. “Por isso, a visita anual ao urologista, de forma preventiva, é recomendada a partir dessa faixa etária, quando a próstata pode aumentar de tamanho benignamente, por desequilíbrio hormonal, ou de forma maligna, em decorrência de um câncer. A prevenção é a única alternativa para identificar o câncer de próstata em seu estágio inicial”, orienta.

“O câncer de próstata é o mais freqüente do aparelho urinário e o que mais mata dentre os cânceres urológicos, além de ser o segundo mais comum em homens, superado somente pelo câncer de pele não melanoma”, acrescenta o chefe do Centro de Urologia do HP. O tratamento é cirúrgico e curativo entre 70% e 80% dos casos, quando a doença é diagnosticada e tratada em sua fase inicial.

O Centro de Urologia conta ainda com o apoio dos Serviços de Bio-Imagem (Ultrassonografia Trans-retal da Próstata com Biópsia, Tomografia Computadorizada Helicoidal e Ressonância Nuclear Magnética), Laboratório de Análises Clínicas e Emergência Geral 24 Horas.