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Emergência 24H traz novos serviços e otimiza atendimento — Hospital Português da Bahia

14 de fevereiro de 2009

Emergência 24H traz novos serviços e otimiza atendimento

14 February 2009

Emergência 24H traz novos serviços e otimiza atendimentoCom a intenção de atender sempre, de forma eficiente, a crescente demanda e aumento da complexidade da população, a Unidade de Emergência do Hospital Português vem ampliando a variedade de serviços e a qualificação dos procedimentos, sendo referência no Estado da Bahia. A última novidade é o Setor de Triagem e Estratificação de Risco, inaugurado há dois meses, que facilita o atendimento, ao permitir a avaliação dos pacientes para determinar a gravidade do seu quadro clínico e encaminhar aos cuidados, priorizando os mais graves, para que eles possam ter acesso mais rápido aos recursos.

“Com a triagem, identificamos o risco, discriminando-o e classificando-o conforme a gravidade do paciente. Esse sistema de estratificação desemboca no gerenciamento de risco, que classifica o nível de demanda do doente, permitindo planejar os cuidados que devem ser dispensados”, explica o coordenador da Unidade de Emergência do HP, dr. Roberto Valente. A triagem segue o Protocolo de Manchester, criado na Inglaterra e referência mundial. O gerenciamento de risco, recomendação do protocolo de acreditação hospitalar, fundamenta-se no sistema de classificação de Fugulin, implantado pelo Serviço de Enfermagem do Hospital Português, que auxilia na assistência intra- hospitalar e no dimensionamento de pessoal.

Com 25 anos de existência, recém-completados em novembro passado, a Unidade de Emergência do HP realizava inicialmente apenas atendimento de pronto-socorro em cardiologia e gastroenterologia. Com a intensa procura do público pela Unidade, aliada ao aumento da complexidade dos serviços oferecidos pelo Hospital Português, surgiu a necessidade de ampliação do atendimento que, de cinco anos para cá, passou a incorporar a constante oferta de novas especialidades e procedimentos. Com uma média de 45 a 75 atendimentos por dia, conta com 25 unidades de observação e uma equipe de 5 médicos emergencistas, 9 enfermeiros e 26 técnicos de enfermagem, e tem o apoio da rede referenciada de médicos do corpo clínico do Hospital.

Com o objetivo de otimizar, ainda mais, o atendimento na Emergência, o serviço de consultoria Visão Gerencial de Futuro (VGF) reviu os fluxos operacionais do Hospital e realizou pesquisas estatísticas, entre outras ações. Durante as avaliações, ficou constatado, por exemplo, que as ocorrências de maior incidência na Unidade são, por ordem, na área de cardiologia, neurologia, infecção, gastroenterologia e traumatologia.

O maior volume de atendimentos na Emergência do HP se concentra no período do verão, entre os meses de janeiro e fevereiro, devido à grande quantidade de visitantes na capital baiana, que deixam a cidade mais cheia, e às diversas festas populares, especialmente Carnaval. “Por estar localizado numa área bem próxima a um dos principais circuitos do Carnaval, o Hospital Português acaba tendo o movimento bastante elevado durante a folia momesca. Os principais problemas apresentados são ferimentos, excesso de bebida alcoólica e desidratação”, relata o dr. Roberto Valente.

“No verão, principalmente durante as festas, deve-se evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e ter cuidados na alimentação, evitando pratos muito gordurosos e condimentados. O ideal é priorizar as verduras, frutas, sucos e água. Muita atenção também com as comidas de rua, pois ficam expostas, geralmente são de má qualidade e sem higiene na manipulação. Usar preservativo também é regra obrigatória”, aconselha o coordenador da Emergência do Hospital Português.