Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

NOTAS — Hospital Português da Bahia

18 de março de 2009

NOTAS

18 March 2009

O professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Silvano Mário Attílio Raia ministrou palestra no Hospital Português, no dia 17 de fevereiro, sobre o tema “Progresso Científico – Ética – Prática Médica”. As discussões giraram em torno principalmente do transplante, considerado o procedimento médico que mais envolve questões éticas. Realizado no Auditório Adélia Carvalho, do Centro Médico do Hospital Português, o evento reuniu dezenas de profissionais e estudantes da área de saúde.

O Hospital Português passa a adotar um novo modelo de gestão nos setores de Enfermagem e Informática, formado por comitês. O Comitê de Enfermagem é composto pelas enfermeiras Dulcinéa Alves, Cláudia Moreira e Margareth Teixeira. Já o Comitê de Informática tem como integrantes os analistas de sistemas Dilson Andrade e Luciana Macedo e o analista de suporte Leonardo Conceição. A escolha dos membros foi feita através de consenso entre as chefias de Enfermagem, Gerência Técnica e Recursos Humanos.

O Hospital Português marcou forte presença na publicação Análise Saúde 2009 – Os Mais Admirados da Medicina. O anuário, organizado pela Análise Editorial, traz médicos e hospitais admirados em todo o Brasil, eleitos através de pesquisa entre a classe médica. O HP foi citado entre as instituições mais admiradas, nas especialidades de cardiologia, cirurgia do aparelho digestivo, ginecologia e oncologia. No catálogo estão também quatro profissionais do Hospital Português: os cardiologistas José Péricles Esteves e Mário Rocha, o gastroenterologista Paulo Lisboa Bittencourt e a oncologista Clarissa Maria de Cerqueira Mathias.

O CEP – Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Português está selecionando colaboradores que tenham interesse em integrar a Comissão de Membros. Podem participar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. Os profissionais devem ter disponibilidade para reuniões duas vezes ao mês. Para fazer parte da Comissão de Membros do CEP, é necessário ter interesse na área de pesquisa clínica. Ao CEP compete regulamentar, analisar e fiscalizar a realização de pesquisa clínica envolvendo seres humanos no âmbito do complexo compreendido pelo Hospital Português, seguindo as Propostas de Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisas Biomédicas Envolvendo Seres Humanos. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail cep@hportugues.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3203-5192 (ramal192).