Notícias Fique por dentro das novidades

Serviço de Nutrologia tem atuação determinante na recuperação dos pacientes — Hospital Português da Bahia

29 de março de 2009

Serviço de Nutrologia tem atuação determinante na recuperação dos pacientes

29 March 2009

Serviço de Nutrologia tem atuação determinante na recuperação dos pacientesA nutrição adequada pode interferir substancialmente no potencial de recuperação de um doente. Deixou de ser apenas um suporte clínico e passou a ocupar um lugar tão necessário quanto as demais condutas terapêuticas implementadas aos pacientes, exercendo atualmente papel farmacológico.

É com essa responsabilidade que o Serviço de Nutrologia do Hospital Português, através da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, atua diariamente, avaliando e alimentando o paciente de forma especializada, evitando e revertendo casos de desnutrição, com resultados cada vez mais positivos. A importância da alimentação equilibrada e com nutrientes necessários é destacada neste mês de março, quando se comemora, no dia 31, o Dia Mundial da Nutrição.

Através da avaliação do status nutricional, são identificados os substratos energéticos necessários para cada paciente, entre carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e micronutrientes. A alimentação é realizada de forma específica e balanceada, por via enteral (oral) ou parenteral (por via vascular).

O vice-coordenador da Unidade de Gastro-Hepatologia (UGH), dr. Cláudio Zollinger frisa que a desnutrição é um problema epidemiológico que tem que ser tratado de forma agressiva, pois tem um impacto significante no tempo de internamento e na mortalidade intra-hospitalar de pacientes admitidos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A desnutrição gera imunodeficiência, o que favorece as infecções”, explica. Em média, entre 30% e 50% dos pacientes internados em UTI têm desnutrição.

A Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Português é formada por 5 médicos, 1 nutricionista, 1 enfermeira e 1 farmacêutico, todos titulados pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). A EMTN foi implantada em novembro de 2005, obedecendo as portarias 272 e 337, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que exigem a presença de equipe multidisciplinar de terapia nutricional em hospitais que tenham acima de 100 leitos.

Dr. Cláudio Zollinger ressalta que, antes da formação da EMTN no Hospital Português, eram atendidos diariamente em torno de 45 pacientes pelo Serviço de Nutrologia da Instituição. Atualmente, o volume de atendimento é de 80 internados/dia, conforme a demanda de solicitação de consultas e indicação de terapia nutricional enteral e parenteral pelos médicos assistentes.