Notícias Fique por dentro das novidades

Padrão de qualidade — Hospital Português da Bahia

18 de maio de 2009

Padrão de qualidade

18 May 2009

Padrão de qualidadeSempre preocupado em manter o alto padrão dos seus serviços, o Hospital Português passou, no último mês de março, por mais uma avaliação de manutenção do seu Certificado de Acreditação, realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Órgão certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Durante dois dias, uma equipe do IQG visitou diversos setores da Instituição, analisando os níveis de qualidade e as melhores práticas, recomendadas por diversas entidades de referência, a exemplo de sociedades de classe e conselhos de medicina, farmácia e nutrição.

Nesta recente avaliação do HP, o IQG focou nas Unidades mais críticas, como a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Unidades de internação, Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME), Segurança do Trabalho, Núcleo de Qualidade e Gestão de Equipamentos. Ao final do processo, um relatório foi entregue à Instituição, com as observações e sugestões que devem ser implementadas, e que serão verificadas na próxima visita semestral.

“Agora, o Hospital Português está em intenso trabalho de melhoria dos processos, para continuar sempre atuando com qualidade. A Instituição está passando por um momento muito interessante. A palavra de ordem é interação entre os setores e estamos conseguindo esta interação de uma forma muito saudável, o que é fundamental para conseguirmos implantar melhorias e conduzir o processo de qualidade”, observa a Coordenadora do Núcleo de Qualidade do HP, Dra. Ledívia Espinheira. Ela ressalta que os princípios básicos de toda metodologia de acreditação são cuidados com o meio ambiente, responsabilidade social, gestão de risco e prevenção de infecções.

Dra. Ledívia Espinheira salienta que o processo de acreditação é voluntário, ou seja, a instituição só se submete à avaliação se solicitá-la. “Isso é uma prova de que o Hospital Português realmente está buscando se manter como referência no seu campo, com alto padrão de qualidade”, declara a infectologista, acrescentando que “o processo de qualidade é contínuo, não tem fim, sempre há o que melhorar”.

Desde 2005 o Hospital Português é certificado pela ONA, organização não governamental que tem como objetivo, segundo o Órgão, “promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do país”. A cada seis meses, o Instituto Qualisa de Gestão realiza nas instituições de saúde certificadas a visita de manutenção, e de dois em dois anos acontece a visita de recertificação, que ocorrerá novamente no Hospital Português no final deste ano.