Notícias Fique por dentro das novidades

Gestões de grandes avanços e iniciativas — Hospital Português da Bahia

9 de junho de 2009

Gestões de grandes avanços e iniciativas

09 June 2009

Gestões de grandes avanços e iniciativasArmindo Carvalho, que presidiu o Hospital Português nos biênios de 1997-1999, 1999-2001, 2003-2005, 2005-2007 e 2007-2009, sempre seguiu a filosofia assistencial que marca a história da Instituição desde 1857, capacitando constantemente seus recursos humanos e acompanhando os saltos tecnológicos da medicina, mantendo o HP com o posto de referência em diversas especialidades. Consolidou, portanto, um modelo de gestão que alia valores como dedicação, fé, união e transparência, ao profissionalismo, à competência e à visão
estratégica.

Com investimento constante na aquisição de equipamentos de ponta e novas iniciativas, a gestão do presidente Armindo Carvalho foi responsável pela implantação do novo sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o TrakCare, uma das mais modernas e avançadas soluções tecnológicas da atualidade, visando o melhor controle operacional e gerencial da Instituição, e também do novo sistema de compras eletrônicas, que trouxe eficiência, segurança e economia na condução dos processos de trabalho do HP.

Na relação de inaugurações, o prédio do Centro Médico; dotado de instalações de ponta, amplo estacionamento e profissionais qualificados das mais diversas especialidades; as novas instalações do Laboratório do Sono que, dotado de oito suítes com TV, ar condicionado e cama estilo americano, passou a ser a maior estrutura disponível na Bahia para o diagnóstico dos distúrbios do sono; e a Unidade de Pós-Operatório Cardiovascular (UPC), voltada para a recuperação dos pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, sendo dotada de oito apartamentos isolados e de equipamentos de última geração, para atender às mais exigentes demandas.

Durante as gestões de Armindo Carvalho, houve ainda a inauguração do Centro de Oncologia, Unidade multidisciplinar ambulatorial, voltada para a assistência do paciente, educação e pesquisa clínica, com oncologistas clínicos, hematologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, psicólogos, fisioterapeutas,
nutricionistas e assistentes sociais; a reforma do Serviço de Radioterapia; a instalação do Serviço de Psicologia e a implantação do novo Serviço de Arritmia e Eletrofisiologia. A Quinta Portuguesa também passou por uma grande reforma, ficando totalmente modernizada.

O presidente Armindo Carvalho comemorou o emocionante sesquicentenário da Instituição, em 2007. Naquele ano, entre muitos acontecimentos marcantes, ocorreu a entrega oficial do Edifício Marcos José dos Santos, que vai abrigar a Maternidade Santamaria, a ser inaugurada no final deste mês de junho, fechando com chave de ouro mais uma gestão. O novo prédio – que começou a ser construído também durante uma de suas gestões – contará ainda com uma Emergência Obstétrica, um Hospital-Dia, a Central de Material Esterilizado (CME) e um Centro Cirúrgico, tudo sempre focado na modernidade, qualidade e eficiência dos serviços.

O presidente também contabiliza, ao longo de suas gestões, a expansão dos números dos programas do Hospital Português, criados para facilitar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade: o Cartão Vida Saudável, cartão de relacionamento, que oferece descontos em consultas e exames, já beneficiou cerca de 19 mil pessoas, enquanto as Unidades Móveis de Saúde já somam mais de 340 mil atendimentos gratuitos à população de baixa renda de bairros populares de Salvador e Lauro de Freitas.

Muitos outros destaques também se incorporaram à história do Hospital Português, enquanto Armindo Carvalho esteve na presidência. Entre eles, o lançamento do livro Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro – 150 Anos de Percurso, escrito pela historiadora, arquiteta e mestre em Ciências Sociais, Socorro Martinez; a criação, pela Casa da Moeda do Brasil, de uma Moeda Comemorativa, pelo sesquicentenário da Instituição; e o Prêmio Hospital Best, na categoria Melhor Hospital Regional, em duas edições – 2004 e 2008. Sob sua gestão, o HP foi ainda um dos primeiros hospitais de grande porte, do Norte/Nordeste, a receber o Certificado de Acreditação, título nacional que concede à Instituição reconhecimento técnico da qualidade dos serviços médicohospitalares prestados. Enfim, gestões dignas de aplausos.

“Gostaria de agradecer, neste momento tão especial, pelo apoio e efetiva colaboração, ao Conselho Deliberativo, a todos os Diretores, ao Superintendente Médico, ao Assessor Especial da Diretoria, aos Médicos, aos Associados e aos Colaboradores que, com sua dedicação e competência, contribuíram, sobremaneira, para a consecução destes investimentos, não deixando esquecidos os nossos Fornecedores e a Comunidade Religiosa do Hospital Português. Deixo o meu carinhoso agradecimento à família: a minha esposa, Adélia – que voluntariamente apoiou na realização de grandes marcos da Instituição – a meus filhos, Paula e Luiz, a meu genro, nora e netos, pela compreensão por todas as vezes que foram preteridos da minha companhia porque a Instituição exigiu-me prioridade absoluta, e a Deus, por ter me dado saúde e coragem para seguir em frente. Muito obrigado!”

Armindo Carvalho