19 de junho de 2009
Laboratório do HP prima pela qualidade
19 June 2009
No amplo leque de serviços do Hospital Português, o Serviço de Medicina Laboratorial é mais um destaque. Além de apoiar todas as Unidades da Instituição no auxílio diagnóstico demandado pelo seu corpo clínico, oferece ao público externo, que busca atendimento para a realização de exames de laboratório, mais de 500 procedimentos de Patologia Clínica, seguindo os mais modernos conceitos da especialidade e obedecendo a rígidos padrões de qualidade.
Na avaliação do coordenador do Laboratório do HP, Dr. José Carlos Lima, um dos principais pilares que classifica um serviço de medicina laboratorial é o grau de confiabilidade depositado pelo médico solicitante nos exames realizados, associado à presteza na liberação dos mesmos. “O Laboratório Clínico do Hospital Português reúne esses diferenciais, visto que prima pela qualidade, traduzida em cuidado com o paciente, precisão analítica e rapidez na entrega do resultado”, salienta o médico patologista clínico, responsável técnico pela Unidade há duas décadas.
A Medicina Laboratorial do Hospital Português tem acompanhado a constante evolução tecnológica que o segmento apresenta, dispondo de equipamentos de
última geração. Um dos destaques do Serviço é a existência de um sistema automatizado para identificação de bactérias, fornecendo uma maior rapidez e segurança no diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas bacterianas.
Sempre trazendo novidades, o Serviço de Medicina Laboratorial está em fase de
estudo para a implantação de um sistema pneumático, destinado ao transporte de amostras, que permitirá uma maior agilidade no processamento dos exames entre as Unidades fechadas do Hospital, a exemplo da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UCO (Unidade Coronariana) e Centro Cirúrgico, reduzindo, ainda mais, o tempo entre a coleta e liberação do resultado, como ocorre com serviços de ponta no mundo moderno.
Outro ponto que qualifica a Unidade é o apoio dado aos grupos de pesquisa clínica, permitindo a análise dos mais variados testes utilizados na elaboração dos trabalhos científicos em curso no Hospital Português, sendo um dos poucos serviços privados, senão o único na cidade, a disponibilizar de um sistema para conservação das amostras a -86º C”. O Serviço de Medicina Laboratorial do HP conta com cerca de 60 profissionais, entre médicos – com título de especialistas em Patologia Clínica – bioquímicos, biólogos e técnicos.