Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

NOTAS — Hospital Português da Bahia

9 de junho de 2009

NOTAS

09 June 2009

O 1º Encontro da Comissão de Pele do Hospital Português com a Comunidade
Lusitana, cujo tema foi. Atualização sobre Úlcera por Pressão, aconteceu no auditório Adélia Carvalho, no Centro Médico do HP, no dia 25 de maio. O evento contou com a apresentação do Grupo de Prevenção e Cuidados em Lesões do Hospital Português e a apresentação dos resultados dos estudos de Prevalência em Úlceras por Pressão do ICE – Investigação Científica em Enfermagem da Universidade da Madeira – Portugal. Também foi realizada a apresentação/revisão
do Puclas (Classificação de Úlceras por Pressão pela European Pressure Ulcer Advisory Panel), traduzido em português pelo Gaif (Grupo Associativo de Investigação em Feridas – Portugal).

Com muita tristeza, a comunidade do Hospital Português recebeu a notícia do falecimento do médico Dr. Eurico Goulart de Freitas, no último dia 26 de maio, aos 77 anos. Referência em cirurgia de mão, Dr. Eurico Freitas foi o primeiro especialista na área da Bahia e um dos primeiros do Brasil, tendo introduzido no estado, em 1968, as modernas técnicas para tratar, com talento e excelência, os pacientes que apresentavam enfermidades ou contusões nas mãos, prestando este tipo de atendimento durante vários anos no Hospital Português. Ao longo de sua trajetória, o cirurgião baiano, conhecido pelo profissionalismo e dedicação, também assumiu diversos cargos administrativos. Foi diretor do Hospital Municipal de Mata de São João, Instituição que leva seu nome (Hospital Eurico Goulart de Freitas), diretor do Hospital Getúlio Vargas e do Hospital Roberto Santos. Atuou também como coordenador do antigo Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), coordenador hospitalar da Secretaria de Saúde do Governo da Bahia e assessor técnico desta mesma Secretaria. Foi ainda viceprefeito e secretário da Saúde do Município de Mata de São João.

O Centro de Oncologia do Hospital Português realizou, em 20 de maio, a X Sessão Científica, com o tema Câncer de Pulmão – Controvérsias. O evento aconteceu no Auditório Adélia Carvalho, o Centro Médico do HP, e reuniu dezenas de profissionais de saúde.

Palestras , coquetel , apresentações musicais e de balé marcaram as
comemorações no Hospital Português pela passagem do Dia do Profissional de
Enfermagem, em 12 de maio. Enfermeiros, enfermeiras e outros profissionais de saúde assistiram a palestras sobre a “Essência da Enfermagem” e o “Papel do Enfermeiro no Controle de Infecção Hospitalar”, ministradas pela enfermeira-chefe da Unidade de Pós-operatório Cardiovascular (UPC), Edvane Oliveira, e pela enfermeira Carla Fuezi, respectivamente, e também puderam saber mais sobre a Maternidade Santamaria (prevista para ser inaugurada neste mês de junho pelo Hospital Português), durante a apresentação da enfermeira Loise Chamusca, que será chefe do Serviço de Enfermagem da nova Unidade. O evento, realizado no Auditório Adélia Carvalho, no Centro Médico do HP, também contou com apresentação do Balé Real (grupo de balé formado por colaboradoras da Instituição), coquetel e números musicais dos médicos e músicos Dr. Álvaro Nonato Souza e Dr. Otoni Costa Filho.