Notícias Fique por dentro das novidades

Fisioterapia influencia cada vez mais no bem-estar e inserção social — Hospital Português da Bahia

4 de julho de 2009

Fisioterapia influencia cada vez mais no bem-estar e inserção social

04 July 2009

Fisioterapia influencia cada vez mais no bem-estar e inserção socialResponsável pela prevenção de doenças, promoção da saúde e reabilitação de pacientes, a Fisioterapia está, cada vez mais, influenciando no bem-estar, qualidade de vida e inserção social das pessoas. No Hospital Português, o Serviço dispõe de equipamentos de ponta e uma equipe de mais de 60 profissionais, altamente qualificados e especializados nas mais diversas áreas.

O chefe do Serviço de Fisioterapia do Hospital Português, Dr. Palmireno Ferreira destaca que a Fisioterapia Hospitalar é de fundamental importância, pois otimiza a funcionalidade do paciente em todos os seus aspectos, diminui complicações oriundas da imobilidade prolongada, o tempo de internação hospitalar e consequentemente diminui custos. Explica
também que o fisioterapeuta atua sempre em sintonia com a equipe multidisciplinar, com foco principalmente voltado para dois aspectos: o desempenho motor (que se deteriora rapidamente ao longo de uma internação) e o respiratório (com graves complicações acometendo os pacientes internados devido ao tempo prolongado), sempre visando o retorno da funcionalidade e o ganho em qualidade de vida para os pacientes. “Nosso diferencial é o fato de buscarmos abordar nosso paciente com uma visão biopsicosocial”, frisa.

Segundo Dr. Palmireno Ferreira, o perfil dos pacientes atendidos pela Fisioterapia é bastante diversificado, a exemplo de pacientes cirúrgicos, ortopédicos, neurológicos, cardiológicos e oncológicos. “A análise epidemiológica do nosso serviço mostra que o perfil da nossa clientela é, na sua maioria, pacientes idosos com variados níveis de complexidade”, afirma.

O Serviço de Fisioterapia do Hospital Português atua 24 horas junto a pacientes internados em Unidades fechadas (UTI, UGH, UCO e UPC) e da Emergência, prestando ainda assistência integral aos pacientes na Unidade de Internação e Casa dos Sócios, contabilizando uma média de 500 atendimentos diários. A equipe de fisioterapeutas acaba de ser reforçada, com a contratação de mais sete profissionais, todos especializados em Neonatologia, que atuarão na UTI Neonatal da Maternidade Santamaria. “Outro aspecto diferenciado do HP é o fato de primarmos sempre pela agilidade no atendimento do paciente. Através da implantação de recursos dentro de um sistema informatizado avançado, hoje somos capazes de identificar de forma precoce a solicitação médica, encaminhando um profissional num menor tempo possível para prestar assistência”,
ressalta o fisioterapeuta.

Em constante atualização e busca de novas iniciativas, o Serviço de Fisioterapia do HP atualmente está implantando diversos programas: Programa de Acompanhamento a Gestantes da Maternidade Santamaria; Programa de Educação Continuada, que visa o aprofundamento de casos de pacientes específicos; Programa de Terapia em Grupo, voltado para o idoso, promovendo uma terapia de forma mais lúdica; Programa de Assistência ao Cliente Interno, que será retomado e tem como objetivo promover a qualidade de vida junto aos funcionários do Hospital e Programa de Retreinamento, que busca uma constante melhoria da qualidade assistencial. Além disso, o Serviço conta com três projetos de pesquisa, em fase de implementação: sobre pacientes ventilados mecanicamente, medição da força do músculo e a validação da classificação do grau de complexidade dentro da funcionalidade do paciente.