Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Parabéns, Hospital Português! — Hospital Português da Bahia

7 de julho de 2009

Parabéns, Hospital Português!

07 July 2009

Em 2 de julho se comemora o Dia do Hospital. Não é preciso ir longe para saber da relevância das instituições homenageadas neste dia. Os hospitais, em meio a uma rotina intensa, salvam vidas, e por isso são importantes para tantas pessoas. Com 152 anos de fundação, o Hospital Português merece muitos parabéns. Não só pela passagem dessa data, mas também pelos serviços prestados ao longo de mais de 15 décadas, sempre comprometido com a saúde da população.

Há 152 anos, cidadãos portugueses e brasileiros têm se dedicado, através da Real Sociedade Portuguesa de Beneficiência Dezesseis de Setembro – Instituição mantenedora do Hospital Português, para o engrandecimento do segmento de assistência à saúde na Bahia. “Falar do Hospital Português e dos caminhos que foram percorridos é tratar da dedicação de muitos em prol da saúde e da qualidade de vida da população. Construir uma organização como esta, com todas as adversidades existentes, só é possível com muita união e com um transparente conjunto de valores e objetivos comuns”, destaca o presidente Armindo Carvalho.

Sem deixar de lado a mesma filosofia assistencial que marca sua história desde 1857, a Instituição capacita constantemente seus recursos humanos e acompanha os saltos tecnológicos da medicina, tendo se tornado um Hospital de referência em diversas especialidades. “Ao longo de sua existência, o Hospital Português tem sempre procurado se modernizar, acompanhar os avanços na área médica e hospitalar, transformando-se desde já há algum tempo numa Instituição Hospitalar de alta complexidade”, salienta o superintendente médico do Hospital Português, Dr. Paulo Bittencourt. O HP é um Hospital de corpo clínico aberto, que conta com cerca de 2 mil colaboradores.

Em mais de um século e meio de fundação, o Hospital Português inaugurou muitas unidades, novas tecnologias, ações de ensino e pesquisa e ações comunitárias, contribuindo para o aperfeiçoamento da assistência à saúde da população. No amplo leque de serviços da Instituição, todos reforçados por profissionais qualificados, constam
Anatomia Patológica, Bioimagem, Cardiologia, Gastroenterologia, Medicina Laboratorial, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Pneumologia, Transplantes e Urologia.

A relação de unidades de atendimento também é extensa, com Centros Cirúrgicos, Centro Médico, Centro de Estudos, Comissões (de Farmácia e Terapêutica, de Ética Médica, de Ética em Pesquisa e Conselho Médico do Corpo Médico), Emergência, Grupos de Interesse, Núcleos (de Estudos e Tratamento da Obesidade e de Estudos em Oncologia), Serviços de Apoio (Anestesiologia, Comissão de Controle da Infecção Hospitalar, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Hemoterapia, Nutrição, Psicologia Hospitalar e Serviço Social), Tratamento Intensivo (Unidade Coronariana, Unidade de Gastro-Hepatologia, Unidade de Pós-Operatório Cardiovascular e Unidade de Terapia Intensiva), Unidades Móveis de Saúde e Unidades de Internação.

Ampliando o leque de serviços, o Hospital Português acaba de inaugurar um novo prédio, com a Maternidade Santamaria, UTI Neonatal, Hospital-Dia e Centro Cirúrgico, voltado para cirurgias de média complexidade. “Com essa ampliação, o HP passa a dispor de quase 400 leitos, comprometendo-se a manter o seu alto padrão de qualidade nos serviços e atendimentos”, afirma Dr. Paulo Bittencourt.