Notícias Fique por dentro das novidades

Centro Cirúrgico do HP é referência na Bahia — Hospital Português da Bahia

18 de agosto de 2009

Centro Cirúrgico do HP é referência na Bahia

18 August 2009

Centro Cirúrgico do HP é referência na BahiaAs pessoas que precisarem passar por alguma cirurgia vão encontrar no Hospital Português um ambiente seguro, moderno e com equipamentos de alta tecnologia. Assim é o Centro Cirúrgico do HP, Unidade de grande porte, que realiza cirurgias de todas as especialidades – desde as mais simples às mais complexas – contabilizando uma média de 600 procedimentos por mês.

O espaço é dotado de dez salas de cirurgia e um Centro de Recuperação Pós-Anestésica, com sete leitos equipados com aparelhos de ponta. As salas de cirurgia contam com focos modernos, mesas cirúrgicas, carros de anestesia, monitores, aparelhos para aquecimento de fluidos, bisturis eletrônicos e mobiliário especial para pacientes obesos. O Centro Cirúrgico possui ainda a Farmácia Satélite, exclusiva para o atendimento das demandas da Unidade, sendo fundamental para a agilidade e eficiência dos procedimentos.

A equipe também é um diferencial do Centro Cirúrgico do Hospital Português. São cerca de 60 profissionais, entre enfermeiros (todos com título de especialização em bloco cirúrgico), técnicos e auxiliares de Unidade, além dos médicos.

Entre as cirurgias mais realizadas, segundo o coordenador médico do Centro Cirúrgico, Dr. Eron Santana, estão as cardíacas, gastroenterológicas, videolaroscópicas e as cirurgias gerais. Na relação estão também os transplantes de fígado e rim, coleta de medula para transplante, cirurgias bariátricas, neurológicas, oftalmológicas, vasculares, torácicas, bucomaxilofaciais e ortopédicas, entre outras. “A grande maioria das cirurgias que realizamos são de médio e grande porte”, ressalta a enfermeira-chefe do Centro Cirúrgico, Cyra Magalhães.

Sempre acompanhando as novidades tecnológicas, o Centro Cirúrgico do HP adquiriu recentemente novos monitores, aparelhos de anestesia e mesas cirúrgicas elétricas. O Setor também está prestes a reativar um espaço de grande
importância para os pacientes, a sala de espera, dotada de instalações confortáveis, TV, som e com um profissional para receber aqueles que estão se preparando para passar pela cirurgia. “É um local onde o paciente pode aguardar pelo procedimento de forma humanizada. Muitas vezes ele chega tenso e preocupado com a cirurgia, e lá ele pode relaxar e amenizar o estresse”, comenta Cyra Magalhães.

Na avaliação do Dr. Eron Santana, o Centro Cirúrgico do Hospital Português se caracteriza principalmente pelo pioneirismo. Um grande exemplo está na realização de transplantes – um marco para a Instituição e para a medicina no Estado da Bahia. “Esse pioneirismo mostra a disposição do Hospital Português em estar sempre sintonizado com os procedimentos mais modernos e o compromisso com o acompanhamento dos avanços tecnológicos, sem perder de vista o acolhimento e humanismo que caracterizam a Instituição. O Hospital agrega qualidade e inovação, sem deixar de lado sua essência. Não é à toa que o HP conseguiu atrair, ao logo desses anos, os maiores e mais experientes cirurgiões do Estado”, declara o coordenador médico do Centro Cirúrgico.

 

Pioneirismo em transplantes

Referência na área de transplantes de órgãos e uma das poucas instituições a realizar o procedimento na Bahia, o Hospital Português vem contribuindo, de forma fundamental, para elevar o número de beneficiados no Estado. Somente de rim, o HP já contabiliza 396 transplantes realizados, enquanto de fígado, soma 112. Pioneiro na Bahia em transplante de medula óssea, córnea, rim, fígado e coração, o Hospital Português foi responsável pelo primeiro transplante de órgão sólido (rim) realizado no Estado, em 1980.

Atenta aos avanços, a Instituição investe constantemente no Programa de Transplante Renal, com a aquisição de equipamentos de última geração e modernização das instalações. O Serviço de Hemodiálise (método mais usado como terapia renal substitutiva, enquanto o paciente aguarda o transplante) atualmente conta com 35 máquinas (30 de hemodiálise, 3 de hemofiltração contínua e 2 de diálise peritonial). A Equipe de Transplante de Rim do Hospital Português é empenhada, desde o primeiro transplante, em reproduzir na Bahia os resultados dos melhores centros do mundo. O índice de sobrevida registrado, para cinco anos, é acima dos 80%.

Em 2001, o Hospital Português implantou a primeira Unidade de Transplante Hepático da Bahia. Diretamente ligado à Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (UGH), o Serviço de Transplante de Fígado do HP conta com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que passou por treinamento especial na Unidade de Fígado e Cirurgia Hepatobiliar do Queen Elisabeth Hospital, na cidade de Birmingham, Inglaterra, referência nesta área em todo o mundo. O Hospital Português vem, cada vez mais, aperfeiçoando a técnica cirúrgica do transplante hepático. Atualmente registra uma duração média de cinco horas de cirurgia, um dos melhores tempos do mundo. Com isso, também reduz a necessidade de transfusão de sangue para o paciente.

O Serviço de Transplante de Fígado do HP também apresenta índices de sobrevida excelentes, em torno de 82%, superiores à média observada em outros centros de referência, no país e até no exterior (o índice nacional atual é de 76%). O Hospital Português também oferece total estrutura física e de equipamentos de última geração para o transplante de córnea. Desde 1985 incluiu essa prática no seu Programa de Transplantes.