Notícias Fique por dentro das novidades

Centro de Estudos estimula ensino e pesquisa — Hospital Português da Bahia

14 de setembro de 2009

Centro de Estudos estimula ensino e pesquisa

14 September 2009

O Hospital Português tem se empenhado em manter, aliado ao bom padrão dos serviços que presta, atividades culturais na área de saúde, particularmente no campo das pesquisas (clinicas e epidemiológicas) e formação de pessoal (ensino). O Centro de Estudos Prof. Egas Moniz foi uma iniciativa que, desde o início, na década de 90, procurou aprimorar meios, bem definidos, no documento que o criou, de ser “um órgão técnico e científico sem fins lucrativos”.

E, mais: quando solicitado, colaborou com a Diretoria do Hospital em analisar situações relacionadas com assuntos específicos na área médica e de outras atividades afins. Desta forma, ao longo dos anos, tem analisado e encaminhado para o Comitê de Ética em Pesquisa projetos a serem desenvolvidos no Hospital por profissionais que aqui atuam. Somente no ano de 2009 estão sendo trabalhados 42 projetos de pesquisa.

No que diz respeito ao ensino, o Centro de Estudos, embora atento ao decreto 11.788 de 25 de setembro de 2008, colaborou, através dos anos, em diversos programas de ensino desenvolvidos em algumas Unidades do Hospital, tais como Unidade de Gastro-Hepatologia (UGH), Unidade Coronariana (UCO), Unidade de Terapia Intensiva (UTI), NEFRO, Bioimagem e Oncologia.

Outras atividades estão sendo assumidas pelo Cepem, tais como a coordenação da Comissão de Controle da Infecção Hospitalar (CCIH), a participação na Comissão de Farmácia, apoio ao Comitê de Ética em Pesquisa, colaboração na realização de cursos, conferências, eventos vários, workshops e outros, não só na área médica, como também de psicologia, nutrição e etc.

Tanto quanto possível, a direção do Cepem tem se esforçado em criar oportunidades aos profissionais do Hospital Português, a fontes bibliográficas: coleções de revistas nacionais e estrangeiras, números novos de revistas (oportunamente será divulgado o nome dessas revistas).

O Cepem tem se empenhado em facilitar o acesso de profissionais interessados a outras bibliotecas – a Biblioteca Médica Visual da Sessão Baiana de Medicina é um exemplo. Encontram-se também a disposição dos interessados pesquisas bibliográficas e dois computadores.

A Biblioteca do Cepem está aberta a todos os colaboradores e ao corpo clínico do Hospital Português, instalada no Edifício Waldemar Belém, na Barra Avenida. Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h e sexta-feira das 7h às 16h. O ambiente é tranquilo e possui todas as facilidades a quem queira meditar, estudar e escrever, além de contar com o apoio de secretária.

Congresso

Entre tantas iniciativas para a promoção da saúde, o Hospital Português apóia mais uma edição do Congresso Lusófono de Medicina Familiar e Cuidados Integrados de Saúde, que será realizado de 16 a 19 de novembro, em Pernambuco. Com mesasredondas e palestras, o evento tem o objetivo de discutir diversos aspectos afeitos à saúde da família, a exemplo de doenças infecciosas, cólera, reumatologia, saúde da mulher, do homem e da criança, diabetes, disfunção erétil e câncer, até exercícios físicos, prevenção da violência e preço dos medicamentos e políticas de saúde.

Contando com vários especialistas do Hospital Português e com Dr. Rodolfo Teixeira na Comissão Científica, o Congresso Lusófono de Medicina Familiar 2009
também contribui para o estreitamento das relações entre profissionais dos demais países participantes, que têm o Português como língua oficial, tais como Angola, Gana, Guiné Bissau e Portugal.

Centro de Estudos estimula ensino e pesquisa