Notícias Fique por dentro das novidades

Maternidade Santamaria inicia atividades — Hospital Português da Bahia

9 de setembro de 2009

Maternidade Santamaria inicia atividades

09 September 2009

Maternidade Santamaria inicia atividadesEm pleno funcionamento, desde o dia 31 de julho, a Maternidade Santamaria já realizou seus primeiros partos, marcando o começo de sua história na Bahia. Saudável, com quase 4 quilos e 50 centímetros de comprimento, o bebê número 1, um menino, nasceu de parto cesariana e recebeu o nome de Filipi.

Para celebrar o início das atividades da Maternidade Santamaria, Filipi e seus pais, Daniela e Marcelo, receberam as bênçãos do capelão do Hospital Português, padre José Luiz Lima dos Santos, que desejou saúde e felicidade para toda a família. O bebê também foi homenageado pelo Banco Real – pertencente ao Grupo Santander Brasil e parceiro b do Hospital Português – que presenteou a criança com uma conta-poupança com um depósito no valor de R$ 1 mil.

A Maternidade Santamaria entra em operação trazendo diferenciais como atendimento personalizado, alta tecnologia, conforto e equipes especializadas de obstetras, enfermeiras, anestesistas e neonatologistas. A Unidade, situada em um prédio anexo ao Hospital Português (Edifício Marcos José dos Santos), na Barra Avenida, reúne 26 apartamentos de obstetrícia; Centro Obstétrico, com três salas amplas, sendo duas com visor, para os familiares acompanharem o parto; uma sala especialmente preparada para o parto humanizado – segundo critérios preconizados pelo Ministério da Saúde, onde existe uma mesa de parto que poderá ser ajustada para diversas posições, entre elas, a do parto de cócoras – e um centro de recuperação pós-anestésico, com três boxes de observação monitorizada.

A Maternidade é dotada também de UTI Neonatal com 10 leitos, inicialmente, mas com capacidade para 21, sendo 2 leitos de isolamento. Tudo isso sem falar que a Unidade encontra-se alicerçada nos 152 anos de experiência do Hospital Português e poderá contar, sempre que necessário, com o suporte dos especialistas da Instituição, de uma forma ágil e eficiente, já que foi construída uma passarela de contato que liga o Hospital com os leitos de retaguarda da Maternidade, reservados para as possíveis eventualidades, oferecendo, desta forma, maior segurança e tranquilidade às suas parturientes.