HP investe em Programa de Medicina Hospitalar
15 February 2010
A Medicina Hospitalar é um modelo de assistência no qual o médico generalista, intitulado hospitalista, assume a coordenação dos processos assistenciais na área de Clinica Médica, com foco no cuidado aos pacientes hospitalizados e na eficiência dos serviços, em sinergismo com os processos administrativos. O modelo, ainda embrionário em nosso meio, encontra-se consolidado nos Estados Unidos e Europa.
O Hospital Português se apresenta no mercado de saúde da Bahia como centro de referência em alta complexidade, atendendo clientela com idade média em torno de 63 anos de idade, caracterizada por grande parcela de pacientes clínicos e oncológicos (em torno de 50%). Tal cenário aponta para uma clara dificuldade em se desenhar um modelo satisfatório de assistência aos pacientes clínicos.
Neste sentido, o Hospital Português optou por adotar o modelo de Medicina Hospitalar, de modo a garantir a assiduidade e a qualidade da assistência prestada a essa classe de pacientes, assim como a satisfação dos profissionais responsáveis pelo atendimento.
O programa aprovado pela Diretoria prevê a contratação inicial de três médicos hospitalistas, com carga horária de 20 horas semanais, que atuarão subordinados à Gerência Técnica.
Dentre os principais objetivos do programa, destacam- se:
• Melhoria da qualidade
do atendimento;
• Resolução de problemas de interconsultas nas diversas especialidades clínicas;
• Acompanhamento regular de pacientes sem médico-assistente pré-determinado;
• Apoio à gestão assistencial nos Programas de Gerenciamento de Leitos e Controle de Longa Permanência;
• Participação nas iniciativas relacionadas à segurança do paciente;
• Participação na elaboração de protocolos clínicos e multiprofissionais;
• Integração das Comissões hospitalares;
• Diminuição do tempo de internação hospitalar;
• Redução de custos;
O Programa Medicina Hospitalar contribuirá decisivamente para a melhoria da qualidade da assistência médica prestada aos pacientes clínicos admitidos no Hospital Português. Além disso, constituirá apoio importante aos projetos da Gerência Técnica, em particular no que tange a Gerenciamento de leitos, desospitalização e contas médico-hospitalares.