Notícias Fique por dentro das novidades

Dr. Fernando Filgueiras: exemplo de amor e dedicação à medicina — Hospital Português da Bahia

27 de março de 2010

Dr. Fernando Filgueiras: exemplo de amor e dedicação à medicina

27 March 2010

Dr. Fernando Filgueiras: exemplo de amor e dedicação à medicinaReconhecido como um dos maiores cirurgiões do país, com quase 60 anos dedicados à medicina, Dr. Fernando Filgueiras faleceu no último dia 17 de fevereiro, aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Filgueiras atuou na maioria dos hospitais da Bahia, tendo iniciado sua carreira no Hospital Santa Isabel e no Hospital da Marinha.

No Hospital Português começou a trabalhar na década de 60, como médico plantonista da Instituição, e realizava uma média de 5 a 6 cirurgias de grande porte por dia. Também trabalhou no Hospital Geral do Estado, no Hospital Espanhol e foi médico do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários.

Dono de um modo peculiar de ensino, o professor Filgueiras foi um mestre admirado pelos alunos e inspirou novas gerações de cirurgiões. Ele foi assistente da cadeira de Ortopedia e professor adjunto da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Nascido em Salvador, Dr. Fernando Filgueiras era de origem humilde e se formou em medicina em 1941. Tinha como uma das principais marcas a habilidade ao executar manobras cirúrgicas e o aspecto humano dado ao seu trabalho. Atendia os pacientes sempre com muita atenção e dedicação. O cirurgião também era conhecido pela sua personalidade alegre e bem-humorada. Foi o primeiro médico baiano a ganhar medalha de automérito. A Diretoria do Hospital Português aprovou, durante a reunião do dia 24 de fevereiro, um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Fernando Filgueiras.