Notícias Fique por dentro das novidades

HP implanta sistema para aumentar a disponibilização de leitos — Hospital Português da Bahia

9 de junho de 2010

HP implanta sistema para aumentar a disponibilização de leitos

09 June 2010

Com a intenção de minimizar os transtornos pela baixa oferta de leitos de emergência em Salvador, o Hospital Português acaba de implantar o Sistema de Gerenciamento de Leitos, que visa aumentar a rotatividade dos leitos e, consequentemente, aumentar a disponibilização dos mesmos.   

Para tanto, a Comissão de Gerenciamento de Leitos tem trabalhado intensivamente para desenvolver recursos que permitam a melhor utilização possível dos leitos hospitalares na Instituição. “O Sistema tem o objetivo de agilizar todo o processo, da admissão até a alta”, explica o gerente técnico Dr. Álvaro Nonato de Souza.

O Sistema é baseado numa planilha de gerenciamento de leitos, desenvolvida pelo Serviço de TI (Tecnologia da Informação), que permite o acompanhamento dos status de todos os leitos do Hospital de forma dinâmica e em tempo real. “Estamos trabalhando agora numa planilha avançada, que vai tornar possível avaliar a qualidade da internação, mensurando os tempos desde a elaboração do plano diagnóstico até a conclusão do plano terapêutico. Esses dados vão favorecer a análise de possíveis causas de retardo na resolutividade da internação, possibilitando o planejamento de ações corretivas de maneira mais objetiva. Na mesma linha de ações, a segmentação das alas de internação por perfil de pacientes vem corroborar a busca pelo uso mais eficiente, dinâmico e racional dos leitos neste complexo hospitalar”, destaca Dra. Maíra Dantas, médica assistente da Gerência Técnica do HP.

Foi através da análise dos dados fornecidos pela planilha e das reuniões da Comissão que várias medidas já foram implementadas, sobretudo na Emergência e no Setor de Admissão de Clientes, com o apoio de seus líderes e colaboradores. “Formamos uma força tarefa que, junto a um estudo de fluxo do primeiro atendimento, permitirá a redução do tempo de fluxo entre o primeiro atendimento e a alocação ideal do paciente, com consequente redução do tempo médio de espera e aumento da satisfação de clientes externos e internos, bem como de nossos colaboradores”, comemora Dra. Maíra Dantas.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.