HP implanta sistema para aumentar a disponibilização de leitos
09 June 2010
Com a intenção de minimizar os transtornos pela baixa oferta de leitos de emergência em Salvador, o Hospital Português acaba de implantar o Sistema de Gerenciamento de Leitos, que visa aumentar a rotatividade dos leitos e, consequentemente, aumentar a disponibilização dos mesmos.
Para tanto, a Comissão de Gerenciamento de Leitos tem trabalhado intensivamente para desenvolver recursos que permitam a melhor utilização possível dos leitos hospitalares na Instituição. “O Sistema tem o objetivo de agilizar todo o processo, da admissão até a alta”, explica o gerente técnico Dr. Álvaro Nonato de Souza.
O Sistema é baseado numa planilha de gerenciamento de leitos, desenvolvida pelo Serviço de TI (Tecnologia da Informação), que permite o acompanhamento dos status de todos os leitos do Hospital de forma dinâmica e em tempo real. “Estamos trabalhando agora numa planilha avançada, que vai tornar possível avaliar a qualidade da internação, mensurando os tempos desde a elaboração do plano diagnóstico até a conclusão do plano terapêutico. Esses dados vão favorecer a análise de possíveis causas de retardo na resolutividade da internação, possibilitando o planejamento de ações corretivas de maneira mais objetiva. Na mesma linha de ações, a segmentação das alas de internação por perfil de pacientes vem corroborar a busca pelo uso mais eficiente, dinâmico e racional dos leitos neste complexo hospitalar”, destaca Dra. Maíra Dantas, médica assistente da Gerência Técnica do HP.
Foi através da análise dos dados fornecidos pela planilha e das reuniões da Comissão que várias medidas já foram implementadas, sobretudo na Emergência e no Setor de Admissão de Clientes, com o apoio de seus líderes e colaboradores. “Formamos uma força tarefa que, junto a um estudo de fluxo do primeiro atendimento, permitirá a redução do tempo de fluxo entre o primeiro atendimento e a alocação ideal do paciente, com consequente redução do tempo médio de espera e aumento da satisfação de clientes externos e internos, bem como de nossos colaboradores”, comemora Dra. Maíra Dantas.