Notícias Fique por dentro das novidades

HP inaugura Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2011

HP inaugura Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia

25 April 2011

Focado no aprimoramento dos serviços de saúde prestados à população e na ampliação dos atendimentos oferecidos, o Hospital Português implantou o Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia no primeiro andar da instituição, em 21 de março. O novo setor dispõe de uma equipe de especialistas com vasta atuação no atendimento de urgência e emergência nas áreas de otologia (ouvido), laringologia (garganta), rinologia (nariz), estética facial e crânio-maxilo-facial (área que envolve os traumas de face, casos de tumores ósseos craniofaciais, más formações craniofaciais e apneia do sono). Nesta fase inaugural, o plantão será de 12 horas (das 7h às 19h) tendo um médico otorrinolaringologista no Pronto Atendimento, a partir das 19h. O especialista permanecerá no plantão e se deslocará para a emergência do HP quando chamado para o atendimento. Posteriormente, com o aumento da demanda o especialista deve permanecer no Pronto Atendimento em período integral (24 horas). Estruturado com os mais modernos equipamentos do mercado, o novo atendimento traz a resolutividade como grande diferencial. “Estamos inaugurando um Serviço de Emergência no qual o paciente recebe pronto atendimento e dispõe do acompanhamento médico posterior, permitindo ao especialista observar a evolução do quadro clínico e a resposta ao tratamento”, destaca o médico do corpo clínico do Hospital Português, líder da especialidade de otorrinolaringologia, Epifanio Pereira Filho.

Ele informa que a equipe do Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia do HP é composta por profissionais com atuação há mais de 10 anos na área, conhecedores das subespecialidades da otorrinolaringologia, portanto, preparados para o atendimento daqueles pacientes que exijam cuidados especiais e emergenciais da especialidade. Além disso, todos os médicos emergencistas atuam no Hospital Português, fator que possibilita a extensão do atendimento de emergência à consulta eletiva. Para doutor Epifanio, hoje está havendo um desvio de função no atendimento dos serviços de emergência do país, uma vez que grande parte da demanda dos pacientes não se enquadra nas situações de urgência e emergência. Por isso, o especialista enfatiza a proposta do novo serviço do HP de dar continuidade ao relacionamento estabelecido entre médico e paciente. “Esse cuidado permite que o doente sinta-se acolhido por profissionais comprometidos com resultados e dê prosseguimento ao tratamento, seja ele clínico ou cirúrgico”, diz, informando que esse conceito é válido no atendimento de todos os pacientes, sejam eles crianças, adultos ou idosos.

O Serviço será disponibilizado pela recepção da Emergência Geral do HP onde uma equipe de enfermeiros devidamente treinados fará a triagem dos pacientes, conforme o nível de gravidade; e técnicos de enfermagem e uma equipe de apoio direcionarão os atendimentos emergenciais específicos de otorrinolaringologia. O especialista observa ainda que a Emergência de Otorrinolaringologia do HP deve ser procurada nas situações que envolvam sintomas de emergência, ou seja, quando há comprometimento súbito à saúde do paciente. Por exemplo, nos casos de sangramentos nasais, presença de corpo estranho nas vias aéreas superiores e orofaringe, bem como nos traumas crânio maxilo faciais. Nos processos inflamatórios agudos e infecciosos do ouvido, nariz e garganta, a exemplo das otites (dor no ouvido); infecções como amigdalites, faringites e sinusites; rouquidão, perda súbita da audição e introdução de corpos estranhos no ouvido – apesar de não representar risco de morte há sofrimento agudo do paciente. Estes casos deverão ser encaminhados para o atendimento de urgência. “Todos os convênios do Hospital Português serão aceitos no Serviço de Emergência de Otorrinolaringologia e ainda no atendimento eletivo dos pacientes no Centro Médico do HP, incluindo a realização de consultas médicas, exames da especialidade e procedimentos cirúrgicos”, ressalta doutor Epifânio.

CUIDADOS COM A VOZ

A Emergência especializada em Otorrinolaringologia do Hospital Português também está preparada para diagnosticar os problemas relacionados à fala. Entre os recursos oferecidos no local está a vídeo laringoscopia. “Esse exame simples permite uma análise objetiva das cordas vocais e a identificação precisa das doenças que têm como sintoma a rouquidão, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento mais adequado”, explica. Nos casos de rouquidão persistente e progressiva o médico orienta consultar um especialista, pois o uso inadequado da voz pode levar a lesões nas pregas vocais irreversíveis. “Deve-se evitar soluções caseiras com chás e gargarejos. A avaliação médica nesses casos é essencial, pois até um câncer pode ser curado quando diagnosticado em seu estágio inicial”, adverte.