Notícias Fique por dentro das novidades

Perfil: Cônsul-geral de Portugal em Salvador — Hospital Português da Bahia

25 de abril de 2011

Perfil: Cônsul-geral de Portugal em Salvador

25 April 2011

Perfil: Cônsul-geral de Portugal em Salvador Em visita ao Hospital Português, o novo cônsul-geral de Portugal em Salvador, José Manuel Lomba, conheceu as instalações da instituição de saúde e se apresentou à comunidade portuguesa residente na capital baiana, em 24 de março. A Imagem Real conversou com o diplomata e revela um pouco do seu perfil e impressões sobre a Bahia e o povo baiano.

Nome: José Manuel Lomba.
Naturalidade: Macedo de Cavaleiros, cidade localizada na região norte de Portugal.
Família: Casado, tem um filho estudante em Portugal.
Vigência do Mandato: Empossado pelo governo lusitano, em novembro de 2010, vai ocupar o cargo até 2014.
Jurisdição consular: Embora localizado em Salvador, o consulado possui âmbito de atuação abrangente a toda Bahia, tendo escritórios de apoio nos municípios de Ilhéus e Porto Seguro. Também responde pela concessão de vistos nos estados de Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Carreira Diplomática: Antes de ser nomeado cônsul-geral de Portugal em Salvador, o diplomata esteve por cinco anos no Ministério de Negócios Estrangeiros, em Lisboa. Foi cônsul em Bilbao, na Espanha, entre 2001 e 2005. Também atuou na Embaixada de Moçambique, na África, onde se dedicou às relações políticas, de 1998 a 2001. Antes disso, também assumiu o consulado de Paris, na França, de 1986 a 1994. 
Salvador-Bahia: “A experiência de adotar Salvador como nova residência tem sido boa. O contato com os baianos é fácil. O povo é expansivo e transmite alegria”.  
Atuação: “Tenho dedicado atenção ao conhecimento das questões da comunidade portuguesa aqui residente. A falta de informação com os trâmites entre países é recorrente e temos orientado nesse sentido. Muitos querem investir na Bahia, mas não sabem onde. Buscamos orientar os investidores portugueses apontando os melhores ramos para novos negócios e as instituições que podem prestar apoio, pois a insegurança de Salvador tem sido uma preocupação para esse público”.
Relação entre Brasil e Portugal: “As trocas são muito boas entre os dois países e tende a se aprofundar. Em 2012 será celebrado o ano de Portugal no Brasil e vice-versa. Espero que o evento contribua para estimular as relações entre os países”.