Notícias Fique por dentro das novidades

Hospital Dia do HP: um novo conceito em internação — Hospital Português da Bahia

30 de maio de 2011

Hospital Dia do HP: um novo conceito em internação

30 May 2011

Curto período de internação hospitalar e retorno breve ao convívio familiar e às atividades diárias são as aspirações de todo paciente, naturalmente. No caso das cirurgias de pequena e média complexidade isso é perfeitamente possível dentro da estrutura de um Hospital Dia. O conceito hospitalar surgido no Canadá possui referencial na Bahia desde a inauguração da Unidade anexa ao Hospital Português, em 2009. Equipe multidisciplinar com alta performance em técnicas cirúrgicas, anestesiológicas e assistência humanizada; tecnologia de ponta e acompanhamento integral do paciente – antes e após a cirurgia – por médicos anestesiologistas responsáveis pela alta hospitalar, são diferenciais do Hospital Dia do HP. Além disso, a Unidade é a única do segmento no Estado da Bahia que tem à sua disposição toda infraestrutura oferecida por um hospital geral com tradição de mais de 150 anos na promoção da saúde e bem-estar, considerado um dos melhores hospitais do Norte-Nordeste. “Essa localização estratégica confere maior segurança às intervenções realizadas em pacientes com doenças associadas, permitindo a agilidade necessária ao atendimento de eventuais complicações operatórias”, destaca o médico líder da especialidade de anestesiologia no Hospital Dia do HP, Luiz Maurício Fonseca.

Com de mais de 2.000 cirurgias realizadas nas áreas de oftalmologia, ginecologia, angiologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, mastologia, ortopedia, urologia, estética, dermatologia, odontologia, cabeça e pescoço, o Hospital Dia do HP visa atender a demanda da população baiana por procedimentos eletivos, isto é, programados por médico e paciente. “Os pacientes que forem designados pelo médico cirurgião para serem operados no Hospital Dia terão menor tempo de internamento e, consequentemente, receberão alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia”, diz o especialista, destacando benefícios extras para o paciente como a redução do estresse pré-operatório e a mínima incidência de infecções. 

ESTRUTURA DE ATENDIMENTO

Trinta profissionais altamente preparados – entre médicos cirurgiões e anestesistas, líderes de especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de higienização, assistentes de serviços gerais e farmacêuticos – atuam na assistência e realização das intervenções cirúrgicas das diferentes áreas médicas do Hospital Dia do HP. Agregar profissionais com alta qualificação ao seu corpo clínico é um dos critérios adotados pelo Hospital para a conquista de resultados de excelência.

Localizado na Barra Avenida, ao lado do Hospital Português, nos 1º e 2º andares do Edifício Marcos José dos Santos, onde também funciona a Maternidade Santamaria, o Hospital Dia dispõe de um ambiente totalmente planejado para o bem-estar e a rápida recuperação do paciente. A infraestrutura do local é composta por um Centro Cirúrgico com três salas para operações, equipadas com alta tecnologia; posto de enfermagem com localização estratégica para permitir a visão panorâmica dos quatro leitos do ambiente de recuperação pós-anestésico; farmácia satélite; sala ampla para o conforto médico; ambiente exclusivo para cirurgias ambulatoriais; higienização, saída exclusiva para resíduos cirúrgicos conforme as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e área de escovação cirúrgica com sensores para degermação das mãos, evitando o contato direto com torneiras e potencial contaminação.

No 1º andar, 13 amplos apartamentos proporcionam conforto aos internos e uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas e médicos anestesiologistas, garantem um alto padrão de assistência conferindo segurança, satisfação e bem-estar aos pacientes.

ESPECIALIDADES

Entre as operações de pequena e média complexidade realizados no Hospital Dia do HP estão cirurgias nas áreas de Oftalmologia (catarata, estrabismo, drenagem de dutos lacrimais, etc.), Ginecologia (histeroscopia – intervenção ginecológica minimamente invasiva), Mastologia (operações de nódulos nas mamas), Angiologia (cirurgia de varizes), além de intervenções realizadas nas demais especialidades médicas: cirurgia geral, urologia, odontologia, dermatologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cabeça e pescoço. No caso das operações estéticas, o Hospital realiza cirurgias plásticas de mama, lipoescultura simples, septoplastia, dentre outras. Diante da grande demanda dos brasileiros por procedimentos estéticos – que coloca o país entre os líderes mundiais em intervenções desse tipo, perdendo apenas para os Estados Unidos – a equipe de cirurgiões do Hospital Dia do HP se mantém em contínuo aperfeiçoamento, acompanhando as inovações da área. Outro aspecto relevante é que todos os profissionais integram a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

ORIENTAÇÕES AO PACIENTE

Antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico eletivo é essencial que o paciente faça uma avaliação pré-anestésica adequada. Essa atenção é imprescindível à internação e possibilita ao médico avaliar o histórico de cirurgias do paciente visando eliminar a ocorrência de possíveis complicações cirúrgico-anestésicas, como náuseas e vômitos no processo pós-operatório. Também é fundamental que o paciente passe por uma avaliação clínica completa, realizando exames pré-operatórios como hemograma, raios-X de tórax, eletrocardiograma, dentre outros, conforme a necessidade. “Esses exames juntos vão permitir que o médico avalie com precisão a viabilidade da intervenção, resultando em segurança para o profissional e o paciente”, ressalta o médico Luiz Maurício Fonseca.
Outro cuidado importante se refere ao uso de algumas medicações que devem ser suspensas com antecedência ao ato cirúrgico, bem como daquelas que precisam ser continuadas, como nos casos de hipertensão arterial e problemas cardiovasculares. “O paciente deve se submeter à avaliação pré-anestésica, independente da faixa etária, pois serão avaliadas as particularidades de cada geração, como ocorre com os idosos”, alerta o anestesiologista, que enfatiza a missão do Hospital Dia do HP em oferecer aos baianos a mais avançada e segura assistência ao paciente cirúrgico ambulatorial, seguindo altos padrões técnico-científicos para  aprimoramento contínuo na qualidade dos serviços.