Acreditação Hospitalar — Hospital Português da Bahia
9 de junho de 2011
Acreditação Hospitalar
09 June 2011
A busca incessante pela melhoria da qualidade dos serviços prestados é o caminho para as instituições que lutam pela permanência no mercado competitivo prezando pelo atendimento de excelência. Nesse contexto, o programa de Acreditação Hospitalar surge como uma possibilidade de promover transformações no cenário atual do Hospital Português, proporcionando mudanças de hábitos, de valores, de comportamentos e fomentando um ambiente organizacional de excelência. A iniciativa de aderir ao processo de Acreditação evidencia a atenção do Hospital Português, enquanto prestador de serviços de saúde, com o exercício da responsabilidade, comprometimento com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade do atendimento à população.
A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Constitui, essencialmente, um programa de educação continuada e, jamais, uma forma de fiscalização. No Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA os requisitos estão distribuídos em três níveis de abordagens e de conceitos, que representam a base da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação: estrutura, processos e resultados. Estes três conceitos são vistos e observados em cada um dos três níveis a seguir:
Certificação Princípio Nível 1 Acreditado Segurança (Estrutura) Nível 2 Acreditado Pleno Gestão Integrada (Processos) Nível 3 Acreditado com Excelência Excelência em Gestão (Resultados)
O Hospital Português foi recentemente visitado pelo Instituto Qualisa de Gestão – IQG, empresa avaliadora credenciada pela ONA, que registrou os inúmeros avanços conquistados pelo HP desde a acreditação Nível 1, obtida em 2005. Agora, o Hospital se imbui de um novo e relevante desafio: obter a certificação como Acreditado Pleno e ascender ao Nível 2. Neste nível, cujo princípio é a Gestão Integrada, ganha ênfase o papel das lideranças, em especial, no que se refere à motivação, mobilização do grupo e ao trabalho em equipe.
A participação dos profissionais do HP na busca do sucesso da Acreditação Hospitalar já teve início. Engajados no propósito de elevar o desempenho da instituição, os líderes de unidades e profissionais do corpo clínico e gerencial do Hospital têm participado de ações focadas no aprimoramento contínuo de metodologias. O comprometimento e colaboração dos envolvidos no processo fica evidente na grande adesão da equipe ao MBA em Gerência de Saúde, da Fundação Getúlio Vargas; e também ao Programa de Desenvolvimento de Gestores do HP, em parceria com a UNIFACS; bem como na implantação de Protocolos Clínicos na Gestão por resultados assistenciais e financeiros; dentre outras iniciativas.
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