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Hospital Português investe em gestão do leito para segurança na alta do paciente — Hospital Português da Bahia

1 de outubro de 2011

Hospital Português investe em gestão do leito para segurança na alta do paciente

01 October 2011

Hospital Português investe em gestão do leito para segurança na alta do pacienteVisando encontrar soluções para a “otimização do leito hospitalar e da atenção domiciliar como estratégias da gestão de recursos e da qualidade assistencial”, o Hospital Português promoveu a primeira edição do Simpósio HP de Gestão do Leito Hospitalar, em 25 de agosto. O evento superou expectativas ao congregar os diversos envolvidos no gerenciamento do leito hospitalar, promovendo o debate e a troca de experiências entre operadoras de planos de saúde, hospitais públicos e filantrópicos tradicionais do país, profissionais renomados do setor, empresas de home care e afins. Sucesso de público, o encontro já demonstra seus primeiros resultados. A criação de um planejamento de ações estratégicas para otimizar a gestão de leitos do Hospital Português; o treinamento realizado pela equipe de enfermagem com os cuidadores de pacientes com indicação de gastrostomia, visando a segurança após a alta hospitalar; o maior envolvimento dos setores e o compartilhamento da taxa de ocupação dos leitos do HP – hoje atualizada a cada hora pelo Sistema Trak (software institucional), são exemplos práticos.

 “O encontro serviu para ampliar a conscientização e o envolvimento dos profissionais da área. A disponibilização automática da taxa de ocupação de leitos no HP é uma conquista recente que resulta desse esforço coletivo”, pondera a enfermeira da Gestão de Leitos Paula Elis Queiroz, que viajará para São Paulo a fim de realizar uma visita técnica aos hospitais filantrópicos da região. A iniciativa surgiu diante das experiências de sucesso dos hospitais Sírio Libanês, São Camilo e Hospital Geral de Pedreira apresentadas no Simpósio. “A gestão de leitos e a alta segura são temas de grande complexidade por envolverem diversas áreas. Daí a necessidade de discutir o assunto com instituições que possuem excelência e experiência reconhecidas”, observa.

Também embasado nas discussões do Simpósio, o Comitê de Gestão de Pacientes Crônicos e de Longa Permanência do Hospital Português traçou objetivos para otimizar a gestão de leitos e vai monitorar a aplicação dessas estratégias. Tais como: previsão de alta do paciente, visita médica e liberação de documentos do paciente com previsão de alta, leitos extras, identificação por cores na sinalização do tempo de permanência dos pacientes e implantação de check-out na alta médica. Para efetivar a alta segura e oportuna dos pacientes, o Hospital vai intensificar esforços em metas focadas na sensibilização das equipes, na educação continuada para minimizar os impactos da desospitalização, no acompanhamento dos pacientes com mais de sete dias de internamento, na realização de reuniões diárias do Comitê e no contato mais próximo com as operadoras de planos de saúde.

Outras instituições também passaram a reavaliar os seus procedimentos desde o encontro exitoso. “Estamos sendo procurados por entidades de saúde interessadas em compartilhar conhecimentos para promover melhorias em seus processos internos. Os hospitais públicos e privados participantes do Simpósio também já estão se mobilizando nesse sentido”, revela o gerente técnico do Hospital Português, Dr. Álvaro Nonato, sobre a contribuição da instituição idealizadora do evento. Para ele, a escolha do tema foi determinante para atrair a atenção do público e manter o auditório Adélia Carvalho repleto até o encerramento. “Tivemos uma demanda muito grande de inscrições. A repercussão foi bastante positiva com relação ao nível dos palestrantes, a temática escolhida, a organização do encontro e o enfoque objetivo, voltado para resultados. Seguramente estes aspectos servirão para dimensionarmos o 2º Simpósio”, adianta, ressaltando a importância do apoio da AHSEB, da ANAHP e dos patrocinadores para a realização da iniciativa.