Notícias Fique por dentro das novidades

Fim de ano sem exageros — Hospital Português da Bahia

12 de dezembro de 2011

Fim de ano sem exageros

12 December 2011

Fim de ano sem exagerosO ano chegou ao fim. É tempo de reunir familiares e amigos para celebrar as conquistas e renovar os votos de felicidade e realização para 2012. Como toda boa confraternização inclui um cardápio especial e variado, a Imagem Real pediu algumas dicas de preparo à especialista em nutrição clínica e assessora técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (Bahia e Sergipe) Leny Strauch Ferreira. Ela ensina a combinar os alimentos para montar uma ceia balanceada e saborosa, mostrando como inserir itens saudáveis para compor pratos mais leves e atrativos, entre outras sugestões para você aproveitar o melhor das festas e manter a boa forma.

Sem fugir à tradição, a nutricionista propõe como entrada uma salada refrescante à base de repolho cru ralado, rúcula, cubos de queijo minas, tomate cereja, maçã verde e iogurte natural, temperados com azeite de oliva extra virgem. No acompanhamento ela indica arroz integral com linhaça, castanhas e, claro, o clássico peru assado. “Essa opção é menos calórica e gordurosa que o presunto cozido ou lombo de porco, por exemplo. Antes de comer o peru é importante retirar a pele, para reduzir a ingesta de calorias. Para beber, recomendo uma única taça de vinho tinto seco ou de suco de uvas integral. E como sobremesa, metade de um pêssego em calda”.

Para conquistar os convidados, incluindo as crianças, com uma mesa composta por alimentos saudáveis, a nutricionista orienta investir na boa apresentação. Apostar na decoração das bandejas com vegetais variados e coloridos, preparados com cortes inovadores em forma de bichinhos, desenhos geométricos, etc. Abusar de especiarias e ervas aromáticas (alho, cebola, pimenta do reino, alecrim, manjericão, hortelã, salsa, tomilho, alcaparras e cardamomo) durante o preparo das saladas, do arroz e do peru é a dica para realçar os sabores. Nesse quesito, sucos saborosos são alternativa para esperar o ano novo com energia renovada. “Podemos preparar um suco rico em fibras, ferro, minerais e substâncias antioxidantes (como betacaroteno e vitaminas C e E), para combater os radicais livres causados pelo stress diário, juntando água gelada, folhas de couve, maracujá, limão e adoçante a gosto. Bem gelado, vai refrescar e renovar as energias através das vitaminas e minerais presentes nos ingredientes”, observa.
Para quem ainda não se entusiasmou com as adaptações no cardápio de fim de ano, mas deseja manter as medidas, ela orienta não abusar de itens como panetone, roscas, cucas, queijo reino (conhecido como queijo cuia), presunto e rabanada, que são alimentos altamente ricos em gorduras trans, saturadas e colesterol, além de altamente calóricos. “As frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) apesar de serem benéficas para a saúde também possuem alto valor calórico, devendo ser consumidas moderadamente”, adverte, lembrando que o segredo está em dosar as porções, reduzindo a ingesta de alimentos tradicionais pouco saudáveis e dando preferência às opções naturais.
Se mesmo com todas as dicas você não conseguiu resistir à tentação e exagerou nas porções de comida e doses de bebida, Leny orienta consumir refeições mais leves no dia seguinte: frutas, verduras e alimentos ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. Ingerir duas porções diárias de vegetais ricos em enxofre, como repolho, couve-flor, brócolis, nabo, rabanete, ajuda o fígado no processo de desintoxicação do organismo. “É imprescindível beber bastante água para restabelecer a hidratação celular e auxiliar na eliminação das toxinas pela urina. Mas de preferência, abuse dos itens saudáveis e faça da sua festa de fim de ano um momento especial!”.