Notícias Fique por dentro das novidades

Homenagem — Hospital Português da Bahia

1 de janeiro de 2012

Homenagem

01 January 2012

HomenagemPessoa de humanidade ímpar. Médico atencioso e preocupado com os seus pacientes. Docente por vocação. Profissional de vanguarda, competente, querido e admirado por pacientes e entre colegas. Muitos encontraram nele uma inspiração para o exercício primoroso da Medicina. É dessa forma que o professor Walter Affonso de Carvalho será lembrado por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e que ainda buscam conforto para a sua perda no dia 25 de novembro, após 88 anos de uma profícua trajetória de vida. Durante mais de quatro décadas a sua história se manteve unida a do Hospital Português, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo pioneirismo desta instituição de saúde na área da radioterapia.

Graças a sua dedicação ao tratamento de pacientes portadores de neoplasias malignas e ao trabalho contíguo à diretoria do HP, o professor Walter inaugurou há 54 anos, de forma inédita em Salvador, o Serviço de Radioterapia do Hospital Português. A data de 25 de julho de 1957 foi marcada pela aquisição da primeira Bomba de Cobalto do Norte e Nordeste e início do tratamento de pacientes com câncer na instituição. A nova tecnologia representou um avanço significativo nas terapias empregadas naquela época. A partir de então, a busca pelo aprimoramento da qualidade da assistência prestada e o anseio de modernização e evolução do tratamento oncológico passaram a nortear a sua atuação como líder do Serviço. Tal empenho contou com a colaboração de profissionais especializados, convergindo para resultados determinantes para o crescimento da radioterapia no HP e otimização da assistência aos pacientes.

Mantendo o olhar pioneiro, ele também foi responsável pela implantação do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Português, área na qual também era especialista e líder. Em 1979, outro feito marcante: a compra do Acelerador Linear para o Serviço de Radioterapia do HP. O equipamento de alta precisão foi o primeiro em Salvador com dualidade de energias (fótons e elétrons), permitindo a elevação do número de atendimentos diários para tratamento dos diversos tipos de tumores. Tais eventos servem apenas para dar uma mostra da contribuição do professor Walter para o desenvolvimento da radioterapia do Hospital Português. “Ele foi um homem de vanguarda. Anteviu a importância de implementar um Serviço dessa magnitude na cidade, a despeito do alto custo envolvido e da necessidade de formar uma equipe altamente qualificada. Tive o privilégio de trabalhar com o professor por mais de 20 anos, tempo em que usufrui dos seus ensinamentos e sobretudo da sua experiência profissional. Ele teve influência decisiva na minha formação”, rememora Dr. Richard Uwe, atual coordenador da radioterapia do HP.

Por todos esses motivos dentre tantos outros intangíveis, a equipe do Hospital Português presta suas condolências à família deste ilustre profissional da Medicina, consternados pela perda, porém cientes de que os seus ensinamentos permanecerão sendo praticados por todos aqueles que ajudou a formar.