Notícias Fique por dentro das novidades

HP cria Serviço de Endocrinologia e Metabologia — Hospital Português da Bahia

1 de janeiro de 2012

HP cria Serviço de Endocrinologia e Metabologia

01 January 2012

Os portadores de doenças como obesidade, diabetes, câncer de tireoide, dislipidemias (colesterol alto), disfunções da tireoide, transtornos da menopausa e andrologia dispõem agora de assistência especializada no Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Português. Voltado à prevenção, tratamento e acompanhamento das patologias, o Serviço oferece consultas em todas as áreas da endocrinologia e metabologia, além de um exame de diagnóstico inédito na cidade: a Avaliação de Marcadores Moleculares. O exame evita que pacientes com nódulo suspeito de malignidade precisem fazer cirurgia. “A população passa a dispor dos mais novos recursos para tratamento das doenças endócrinas e metabólicas, acompanhamento de profissionais preparados e associados à Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, além da comodidade de poder fazer em um único lugar o diagnóstico holístico das patologias da tireoide”, diz a médica líder do Serviço, especialista em Endocrinologia e Metabologia, titulada e membro da SBEM, Dra. Maria Creusa Rolim.

Ela ressalta que o diagnóstico holístico de patologias da tireoide conta com os exames de Punção Guiada por Ultrassom de Tireoide (que permite o diagnóstico preciso do câncer nessa glândula), além da infraestrutura dos Serviços de Medicina Laboratorial, Anatomia Patológica e Medicina Nuclear do Hospital Português. Este último realiza Alcoolização Tireoidiana (procedimento que reduz o nódulo abolindo a cirurgia em situações não indicadas) e Cintilografia (avaliação que ajuda na diferenciação de nódulos funcionantes ou não-funcionantes em portadores de doença nodular da tireoide e elevação da função tireoidiana associada). “A Cintilografia auxilia no diagnóstico e seguimento do câncer tireoidiano, otimizando a terapia e prolongando a sobrevida dos pacientes”, destaca, lembrando que o HP também faz tratamento complementar de radioiodoterapia para o câncer de tireoide. Na radioiodoterapia o paciente ingere um líquido contendo iodo 131 a fim de eliminar qualquer célula de tecido tireoidiano maligno que tenha se mantido após a cirurgia para remoção do tumor. “O tratamento quando bem empregado eleva consideravelmente a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes, minimizando significativamente possíveis efeitos colaterais”, explica.

Composto por especialistas e pós-doutores com vasta experiência clínica e participação nas discussões sobre os avanços da Endocrinologia e Metabologia em congressos nacionais e internacionais, o Serviço também presta assistência aos pacientes internados no HP e àqueles em situações de emergências endocrinológicas (diabetes descompensada, crises de tireoide, hipoglicemia, insuficiência adrenal, etc.). A assistência emergencial é feita por um médico da especialidade que atua em regime de sobreaviso. O trabalho da mesma equipe médica no Hospital Português possibilita a extensão do atendimento de emergência à consulta eletiva, dando sequência ao relacionamento estabelecido entre médico e paciente. “Essa atenção faz com que o paciente sinta-se acolhido por profissionais comprometidos com resultados e busque a continuidade do tratamento”, observa. Além disso, o tratamento de patologias tireoidianas como bócio volumoso, nódulos suspeitos e câncer de tireoide conta com o apoio da equipe experiente de cirurgiões de cabeça e pescoço do HP.

LOCALIZAÇÃO – O Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital Português funciona nas salas 309 e 310 do Centro Médico HP, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Marcações pelo telefone (71) 3507-3575.