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Hospital Português reforça investimentos em Gestão da Saúde — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2012

Hospital Português reforça investimentos em Gestão da Saúde

15 February 2012

Referência na área de saúde, em diversas especialidades médicas no Norte e Nordeste do país, o Hospital Português segue renovando a experiência de mais de um século em salvar vidas. Para preservar o ritmo de crescimento assistencial e tecnológico e elevar a qualidade dos serviços da instituição, gestores de diferentes áreas apresentaram as bases do Planejamento Estratégico nos próximos anos durante encontro realizado no auditório Adélia Carvalho, em dezembro de 2011. A ocasião foi marcada pelo descerramento da placa inaugural da Missão, Visão e Valores do HP, evidenciando princípios como valorização de pessoas, acolhimento e humanização, foco nos resultados e excelência na assistência hospitalar com auto-sustentabilidade. O presidente da organização filantrópica, Sr. Luiz Alberto Souto de Castro, destacou o momento como emblemático para todos os envolvidos nesse processo de transformação.

A cooperação e comprometimento de todos os setores foram destacados pelo dirigente como essenciais à construção de uma estreita sintonia entre metas, resultados de excelência e satisfação dos usuários dos serviços do Hospital. Ele citou ainda o Planejamento Estratégico como o instrumento que vai nortear as ações coletivas, preparando a instituição para o melhor enfrentamento das instabilidades do setor de saúde e otimização dos êxitos da Gestão com Foco em Resultados. Esse modelo de gerenciamento imprimiu uma nova cultura no HP nos últimos anos, motivando o trabalho integrado do corpo assistencial e funcional e importantes conquistas. Como a expansão e modernização da infraestrutura hospitalar em diversas áreas de atuação, melhorias físicas, aquisição de equipamentos de ponta e criação de novos setores e serviços médicos especializados em assistência eletiva e de emergência; criação de comissões hospitalares focadas no aprimoramento da qualidade na assistência e segurança do paciente; além do estabelecimento de Protocolos Gerenciais para a prática do Gerenciamento de Risco.

Para a conquista de resultados globais nos próximos anos, a instituição deve manter o foco na melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, assim como nas áreas de gestão do conhecimento, gestão de competências e gerenciamento de processos, dentre outras.