Hospital Português reforça investimentos em Gestão da Saúde
15 February 2012
Referência na área de saúde, em diversas especialidades médicas no Norte e Nordeste do país, o Hospital Português segue renovando a experiência de mais de um século em salvar vidas. Para preservar o ritmo de crescimento assistencial e tecnológico e elevar a qualidade dos serviços da instituição, gestores de diferentes áreas apresentaram as bases do Planejamento Estratégico nos próximos anos durante encontro realizado no auditório Adélia Carvalho, em dezembro de 2011. A ocasião foi marcada pelo descerramento da placa inaugural da Missão, Visão e Valores do HP, evidenciando princípios como valorização de pessoas, acolhimento e humanização, foco nos resultados e excelência na assistência hospitalar com auto-sustentabilidade. O presidente da organização filantrópica, Sr. Luiz Alberto Souto de Castro, destacou o momento como emblemático para todos os envolvidos nesse processo de transformação.
A cooperação e comprometimento de todos os setores foram destacados pelo dirigente como essenciais à construção de uma estreita sintonia entre metas, resultados de excelência e satisfação dos usuários dos serviços do Hospital. Ele citou ainda o Planejamento Estratégico como o instrumento que vai nortear as ações coletivas, preparando a instituição para o melhor enfrentamento das instabilidades do setor de saúde e otimização dos êxitos da Gestão com Foco em Resultados. Esse modelo de gerenciamento imprimiu uma nova cultura no HP nos últimos anos, motivando o trabalho integrado do corpo assistencial e funcional e importantes conquistas. Como a expansão e modernização da infraestrutura hospitalar em diversas áreas de atuação, melhorias físicas, aquisição de equipamentos de ponta e criação de novos setores e serviços médicos especializados em assistência eletiva e de emergência; criação de comissões hospitalares focadas no aprimoramento da qualidade na assistência e segurança do paciente; além do estabelecimento de Protocolos Gerenciais para a prática do Gerenciamento de Risco.
Para a conquista de resultados globais nos próximos anos, a instituição deve manter o foco na melhoria da qualidade assistencial e segurança do paciente, assim como nas áreas de gestão do conhecimento, gestão de competências e gerenciamento de processos, dentre outras.