Política de Qualidade e Segurança do Paciente do HP — Hospital Português da Bahia
1 de fevereiro de 2012
Política de Qualidade e Segurança do Paciente do HP
01 February 2012
A Política de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Português, instituída em 13 de dezembro de 2011, surge como um instrumento da instituição para consolidar uma série de medidas já introduzidas em seus serviços e unidades assistenciais, tais como: chekclist de segurança do paciente no centro cirúrgico, protocolo de prevenção de queda, protocolo gerenciado no cenário do infarto agudo do miocárdio, planejamento de ações estratégicas voltadas à otimização da gestão de leitos e alta segura do paciente, uso de pulseiras brancas com código de barras para identificação do paciente, dentre outros protocolos e rotinas desenvolvidos especialmente para ampliar a segurança dos internos.
Outro objetivo do HP com uma Política focada especificamente em seus pacientes é fortalecer, em seu corpo assistencial e funcional, a gestão da qualidade e segurança do paciente como uma cultura condizente com a sua Missão, Visão e Valores. Por isso, foi implementado simultaneamente o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente para fomentar ações focadas no gerenciamento setorial de riscos e da qualidade assistencial. Incluindo membros certificados como avaliadores pelo Instituto Qualisa de Gestão e que atuam nos diferentes setores hospitalares, o Comitê se propõe ainda a dar transparência aos processos internos acompanhando os desdobramentos das ações planejadas e aplicando medidas preventivas ou corretivas, quando necessário.
O grupo é constituído por representantes da Gerência Técnica (Dr. Álvaro Nonato e Dra. Teresa Maltez), Gerência de Tecnologia da Informação (Ana Carolina Cavalcanti), Corpo Clínico (Dr. Augusto Farias), Serviço de Controle da Infecção Hospitalar (Carla Fuezi), Gerência Administrativa (Daniela Facchinetti), Assessoria de Marketing e Comunicação (Flávia Costa Pinto), Núcleo da Qualidade (Milena Torres e Naiane Campos), Farmácia (Kátia da Costa Cerqueira), Coordenação de Enfermagem (Simone Pietrasik) e Medicina Crítica (Dr. Mário Rocha). Na pauta das reuniões semanais, cujo foco principal é a atenção ao paciente, são contemplados temas voltados à melhoria da qualidade dos serviços e aumento do número de vidas salvas, elevação da segurança dos profissionais, otimização dos recursos existentes, dentre outros assuntos pertinentes.
Inicialmente, o projeto piloto da Política de Qualidade e Segurança do Paciente está sendo executado pelas equipes da UTI Geral, da Engenharia Clínica e do Centro Cirúrgico do Hospital Português, devendo se estender aos demais serviços. “Toda ação empreendida com base nessa Política tem como princípio fundamental o trabalho integrado dos setores para o alcance de resultados de excelência. O Comitê se propõe justamente a disseminar a cultura de que todos na instituição desempenham papel essencial para melhorar os cuidados oferecidos ao paciente”, ressalta o gerente técnico, Dr. Álvaro Nonato.
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