A Acreditação Hospitalar, certificação concedida exclusivamente às instituições da área de saúde, representa a validação dos métodos administrativos e assistenciais realizados por uma empresa, conforme os requisitos da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em outras palavras, significa que a instituição certificada atende a todas as normas de qualidade e segurança necessárias ao trabalho qualificado das equipes e à promoção do bem-estar de pacientes e visitantes. Esse processo de titulação passa por três níveis, até a etapa final de certificação como instituição Acreditada com Excelência.
Detentor da Acreditação de nível 1, conforme os princípios de segurança (estrutura) da ONA, Manual Brasileiro de Acreditação, o Hospital Português está empenhado na conquista do segundo nível, como Acreditado Pleno, referente à gestão integrada de processos, sendo avaliado periodicamente por representantes dos órgãos reguladores. Essa busca tem envolvido todos os setores da instituição, equipes funcionais e assistenciais, na readequação de sistemas e rotinas. Nesse sentido, as lideranças têm ajudado a fomentar o comprometimento de cada colaborador na elevação do desempenho do Hospital. A busca conjunta é pelo fortalecimento da confiança do público externo em um ambiente médico-hospitalar seguro e qualificado para os pacientes e todos que nele circulam. Por isso, a certificação representa um atestado de credibilidade e confiança nos processos executados, responsável por agregar valor para pacientes, profissionais e organização.
Esse aspecto é ressaltado pelo Instituto Qualisa de Gestão, empresa avaliadora credenciada pela ONA. De acordo com o IQG, o processo de Acreditação Hospitalar visa ainda promover a gestão da qualidade de forma continuada para o aprimoramento da instituição: ampliando a eficiência do atendimento, otimizando o uso dos insumos organizacionais e estabelecendo referenciais de excelência na prestação da assistência para minimizar riscos. As normas da Acreditação também buscam orientar o desempenho institucional ao ampliar o cuidado prestado ao paciente e a segurança na escolha pelos serviços oferecidos. É com base nessas diretrizes que o HP tem procurado otimizar os seus processos e preservar a confiança atribuída aos seus serviços.
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