Credibilidade em Assistência — Hospital Português da Bahia
8 de junho de 2012
Credibilidade em Assistência
08 June 2012
O mercado de saúde baiano escolheu. O Hospital Português é modelo de instituição filantrópica na região Nordeste. O reconhecimento do setor foi expresso na cerimônia de entrega do Prêmio Benchmarking Saúde Bahia 2011, realizado em maio, no Espaço Unique, pela Revista Diagnóstico. Uma comissão de gestores compareceu ao local representando o presidente Luiz Alberto Souto de Castro, como evidência do trabalho conjunto desenvolvido pela instituição. “O troféu ouro é a expressão de que estamos no caminho certo, comprometidos com as necessidades da população e com a credibilidade depositada em nossa assistência. Conquistas como esta motivam nossas equipes a manterem o foco na oferta de serviços de excelência”, declara o dirigente. Ele reforça que a posição de destaque no cenário da saúde conquistada pelo HP representa um dos principais combustíveis para a organização manter-se em movimento ascendente.
INOVAÇÃO E NOVOS INVESTIMENTOS Presente há mais de um século na vida das pessoas, o HP alia tradição e pioneirismo em diversas áreas da assistência médico-hospitalar, possui corpo clínico altamente qualificado, infraestrutura de ponta e resultados de sucesso na realização de procedimentos de alta complexidade. Diferenciais que sustentam a confiança da comunidade na assistência prestada pela instituição. Para manter a satisfação dos seus usuários em alta, o Hospital aposta na superação de resultados investindo em novas tecnologias, no aprimoramento de processos internos e também em humanização.
A expansão e modernização da infraestrutura em diversas áreas hospitalares, abrangendo melhorias físicas, aquisição de equipamentos de ponta e ampliação da assistência prestada à comunidade é uma das conquistas do trabalho conjunto de equipes altamente profissionalizadas. No último ano, a instituição inaugurou sua Unidade Semi-intensiva, ampliou o número de leitos das Unidades Coronariana (UCO) e de Terapia Intensiva (UTI), aumentou a capacidade de assistência do Serviço de Emergência de Ortopedia e Traumatologia, inaugurou a Emergência de Otorrinolaringologia, o Serviço Especializado em Oftalmologia e ainda incorporou novas políticas e protocolos gerenciais com foco na segurança do paciente. As melhorias na assistência prestada pelo HP também beneficiaram a população do interior baiano com a expansão inédita dos serviços da instituição filantrópica para o município de Miguel Calmon e adjacências, por meio da administração do Hospital Pe. Paulo Felber. O período também foi marcado pela formação de novas parcerias e pelo fortalecimento da relação do HP com organizações experientes do segmento de saúde, buscando a inovação e a ampliação de serviços médicos especializados no atendimento eletivo e de emergência.
CREDIBILIDADE E VISIBILIDADE DE MERCADO Tamanho incremento de ações rendeu à filantrópica não apenas o destaque nas áreas de inovação e novos investimentos, como também a projeção da sua credibilidade e visibilidade de mercado. Ações de Marketing e Comunicação foram essenciais para tornar pública essa busca incessante por melhor desempenho. A assessora de marketing e comunicação do HP, Flávia Costa Pinto, observa que o setor de saúde desperta interesse especial da sociedade, porque diz respeito à vida. “Estamos na Era do conhecimento. O fluxo de informações é muito ágil, mas as pessoas querem informação de qualidade e com fundamento para poderem decidir a quem vão confiar suas vidas. Por isso, buscamos nos manter sensíveis ao que dizem os nossos clientes e compreender as suas necessidades, para trabalhar a informação de forma objetiva, transparente e adequada a cada público. Essa atenção é o diferencial que imprimimos à nossa comunicação”, destaca, acrescentando que o relacionamento com os diferentes públicos é reforçado por um trabalho estratégico e planejado.
Além da promoção de eventos gratuitos para toda comunidade e ações de marketing, a organização desenvolve a comunicação editorial produzindo a revista Imagem Real e o trabalho de Assessoria de Imprensa (que prima pela construção do bom relacionamento com a mídia, visando fortalecer a imagem institucional e o posicionamento com credibilidade nos veículos de comunicação). Como resultado, os especialistas do Hospital possuem participação ativa em palestras, entrevistas para jornais, revistas, internet, programas de rádio e televisão, municiando a população de esclarecimentos e informações acerca da prevenção de patologias e tratamentos disponíveis.
Mais recentemente, a comunicação digital do HP ganhou o reforço das mídias sociais. A página do Hospital no Facebook inaugura um espaço interativo, onde além de encontrar conteúdos institucionais é possível comentar as ações que estão sendo desenvolvidas. “As pessoas estão cada vez mais atentas às práticas das organizações, inclusive no universo virtual. É essa exigência que nos move em busca da inovação”, destaca a assessora.
Orientado para o aprimoramento de processos, o Hospital criou a sua Política de Qualidade e Segurança do Paciente, norma que emerge para consolidar uma série de medidas e protocolos de rotina desenvolvidos especialmente para ampliar a segurança dos internos. Tais práticas de assistência e segurança envolvem todas as esferas organizacionais, para elevar a certificação hospitalar ao Nível 2, como Acreditado Pleno. Hoje, o HP é Acreditado Nível 1, pelo IQG, conforme os princípios de segurança (estrutura) da Organização Nacional de Acreditação. “A acreditação hospitalar confere confiança na execução de processos e na obtenção de resultados satisfatórios. Esse é o instrumento de que a instituição necessita para legitimar a credibilidade construída em décadas de trabalho”, resume o gerente técnico do HP, Álvaro Nonato de Souza.
Em sintonia com as transformações do mundo moderno, o Hospital segue a sua trajetória, investindo recursos para aprimorar processos e infraestrutura, como forma de superar os próprios resultados. A busca pela evolução tem sido uma meta diária, compartilhada por líderes e colaboradores, da assistência à administração, visando valorizar a posição de destaque conquistada pelo HP no cenário da saúde e, sobretudo, respeitar todas as pessoas que escolheram usufruir dos serviços da instituição.
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