Notícias Fique por dentro das novidades

Artigo – Prevenção de Acidentes do Trabalho: Mais segurança para o colaborador do HP — Hospital Português da Bahia

13 de julho de 2012

Artigo – Prevenção de Acidentes do Trabalho: Mais segurança para o colaborador do HP

13 July 2012

Artigo - Prevenção de Acidentes do Trabalho: Mais segurança para o colaborador do HP A informação mais antiga sobre a preocupação com a Segurança do Trabalho, a preservação da saúde e da vida do trabalhador, está registrada num documento egípcio denominado de “O Papiro Anastacius V” que trata da preservação da saúde e da vida do trabalhador e descreve as condições de trabalho de um pedreiro.

Já no Brasil, oficialmente esta preocupação  teve início em 15  de janeiro de 1919 com a promulgação da primeira Lei sobre acidente do trabalho, já com conceito de risco ocupacional.
Daquela época até os dias de hoje, tivemos alguns avanços, culminando, no que diz respeito à Saúde e Segurança do Trabalho em instituições de saúde, com publicação em 16 de novembro de 2005 da NR-32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se da primeira norma regulamentadora específica para a área da saúde no Brasil e no mundo, e o Hospital Português conta com uma Comissão que se reúne mensalmente com o objetivo de atendê-la.

As instituições de saúde devem adequar-se não só a esta norma regulamentadora, mas também às demais normas  contidas na Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, bem como às da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, por exemplo.

No Hospital Português, a Segurança do Trabalho desenvolve ações que visam o atendimento à legislação referente à saúde e segurança do trabalhador, dentre as quais podemos citar: assessoria à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA; treinamentos diversos em saúde e segurança do trabalho; inspeções de segurança e inspeções integradas (em conjunto com a Medicina do Trabalho, Hotelaria e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH) para identificar situações que podem por em risco a saúde ou a segurança dos colaboradores, clientes, visitantes e parceiros, propondo medidas corretivas ou preventivas;  Diálogo Semanal de Segurança – DSS; especificação de Equipamento de Proteção Individual – EPI; inspeção na rede fixa e móvel de combate a incêndio (hidrantes e extintores); avaliação de risco de determinados serviços através de Análise de Risco – AR –  e da emissão da Permissão para Trabalho – PT; acompanhamento de serviços realizados por terceiros através de procedimento específico; elaboração de procedimentos de segurança e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA.

Com estas ações e o comprometimento do corpo funcional do Hospital Português, obtivemos a redução de 40,98% no número de acidentes típicos e biológicos, nos cinco primeiros meses de 2012 em relação ao igual período de 2011. Este é um resultado do qual nos orgulhamos e que tem a participação de todos. Confiamos que, com o apoio e comprometimento até então dispensados, conseguiremos manter esta marca, com possibilidade de reduzir ainda mais este índice.

Em 27 de julho é celebrado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e deixamos a seguinte mensagem: “Nenhum trabalho é tão urgente ou tão importante, que não possa ser planejado e executado com segurança, portanto seja consciente e pratique segurança”.

* Engenheiro de Segurança do Trabalho do Hospital Português, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFBA, com atuação nas áreas de saúde, educação e da indústria siderúrgica e açucareira.