Notícias Fique por dentro das novidades

Corpo Clínico — Hospital Português da Bahia

8 de agosto de 2012

Corpo Clínico

08 August 2012

Corpo ClínicoUtilizado para aumentar a proteção pessoal durante o exercício da assistência ao paciente, minimizando a exposição ao risco de contágio biológico, o jaleco possui outra funcionalidade agregada: fortalecer a imagem de profissionais e instituições hospitalares. Não à toa, a vestimenta figura entre os acessórios emblemáticos de uso médico e do segmento de saúde. Para os diversos públicos, são muitas as impressões que um profissional de jaleco transmite. Ética, transparência, comprometimento, profissionalismo, confiança e segurança, são alguns exemplos que se mostram evidentes, sobretudo, no caso da atuação médica. Afinal, no momento da assistência é o médico quem representa a instituição hospitalar, personificando-a na relação com o paciente.

Por isso, usar o jaleco institucional (contendo a identificação do nome do médico, a especialidade e a marca da empresa hospitalar da qual faz parte) contribui para reforçar a credibilidade depositada na assistência, assegurando ao paciente o direito de identificar o profissional que o acompanha. Além disso, ao utilizar o acessório o profissional dá visibilidade ao vínculo estabelecido com a organização de saúde, demonstrando literalmente que “veste a camisa” do local em que atua. Em outras palavras, ele está comunicando que comunga dos valores e da cultura institucional.

No Hospital Português, o uso do jaleco atende às determinações do Ministério do Trabalho e Emprego, que considera a vestimenta um equipamento de proteção individual (EPI). Mas, a instituição filantrópica também defende o uso da peça pelos seus especialistas como forma de valorização das pessoas (profissionais e pacientes), de exercício da ética e da transparência, de comprometimento, acolhimento e humanização. Para o Hospital, o jaleco representa mais que um fardamento regimentado, constituindo um importante elemento para a construção de uma imagem indissociável: profissionais altamente qualificados e instituição com tradição de resultados de excelência.