Ética e Acreditação Hospitalar — Hospital Português da Bahia
16 de setembro de 2012
Ética e Acreditação Hospitalar
16 September 2012
No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Ética Médica e também o Dia da Ética do Hospital Português, 18 de setembro, a Instituição preparou uma programação especial para discutir a relação entre “Ética e Acreditação Hospitalar”. O tema vai nortear o encontro de colaboradores de diferentes áreas do HP, visando fortalecer a importância do compromisso ético para a promoção da assistência qualificada. A Instituição já é Acreditada Nível 1, conforme os princípios da ONA, Manual Brasileiro de Acreditação, e está empenhada na conquista da Acreditação Plena, Nível 2, referente à gestão integrada de processos. Para tanto, a Instituição entende que a atuação ética das suas equipes é fundamental.
A fim de zelar pela construção e manutenção de um ambiente profissional caracterizado pelas boas relações entre colaboradores, instituições parceiras e clientes, o HP também está lançando o seu Manual de Ética Hospitalar. O documento disponível na página institucional www.hportugues.com.br, para ser baixado no formato PDF, se propõe a orientar o público interno no convívio profissional, estimulando a adoção de condutas individuais sintonizadas com a missão, visão e valores da Instituição filantrópica.
O Manual foi desenvolvido para ser um instrumento acessível e prático, além de uma referência de consulta para todas as equipes. Os sete capítulos trazem informações sucintas e objetivas, separadas por temáticas: colaborador, relacionamento com pacientes, relacionamento com os familiares e acompanhantes, relacionamento com os colegas de trabalho, relacionamento com instituições externas, relacionamento com a Instituição e disposições gerais. Situações cotidianas, comuns ao ambiente hospitalar, são retratadas no documento, visando direcionar a melhor postura a ser adotada pelo colaborador.
Para elevar o seu Nível de Acreditação, o Hospital Português aposta na atuação conjunta, comprometida e qualificada das suas equipes. A Instituição entende que é necessário construir relações de respeito, transparentes, éticas e voltadas para objetivos comuns à gestão e às áreas funcionais e assistenciais. O encontro sobre “Ética e Acreditação Hospitalar” e o Manual de Ética do Hospital Português visam, portanto, oferecer conhecimentos aos colaboradores que estimulem a adoção de atitudes pautadas em padrões de profissionalismo, integridade e honestidade.
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