Notícias Fique por dentro das novidades

Núcleo de Doenças do Tórax — Hospital Português da Bahia

3 de outubro de 2012

Núcleo de Doenças do Tórax

03 October 2012

Núcleo de Doenças do TóraxAs doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) estão entre as principais causas de morte no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Hoje, cerca de 8 milhões de brasileiros convivem com alguma dessas patologias sistêmicas, na maioria das vezes provocadas pelo tabagismo. A fim de oferecer uma assistência de excelência para o tratamento das doenças pulmonares e torácicas, o Hospital Português criou o Núcleo de Doenças do Tórax. Dra. Marta Leite, médica líder do novo serviço especializado, explica como é o tratamento de fumantes e os outros diferenciais oferecidos pela instituição. Confira a entrevista!

1. Qual a proposta do Núcleo de Doenças do Tórax do Hospital Português? 
Em 2011, o Ministério da Saúde registrou mais 86 mil internações de idosos no SUS, decorrentes de bronquite, enfisema pulmonar e outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas. A demanda social por uma assistência especializada motivou o Hospital Português a desenvolver o Núcleo de Doenças do Tórax, para promover assistência ambulatorial e acompanhamento dos pacientes internados. O novo serviço visa prevenir, diagnosticar e tratar todas as doenças que afetam o aparelho respiratório – asma, enfisema pulmonar, tosse crônica, câncer de pulmão, derrame pleural, nódulo de pulmão, alergias respiratórias (como rinites), doenças da traqueia, entre outras.

2. O paciente usufrui de qual infraestrutura no Núcleo?
O Núcleo é formado por um grupo de médicos especializados em pneumologia, broncoscopia e cirurgia torácica com vasta experiência na área clínica e cirúrgica. Esse corpo clínico encontra-se preparado para a assistência de DPOC e de outras doenças pulmonares. Além disso, o grupo está localizado em uma instituição de referência na realização de procedimentos de média e alta complexidade, o que amplia a segurança do paciente e a qualidade no tratamento das doenças torácicas. Ao unirmos as especialidades de pneumologia e cirurgia torácica buscamos promover qualidade, rapidez e eficiência no atendimento de pacientes ambulatoriais e internados. 

3. Quais serviços e procedimentos são oferecidos pelo Núcleo?
Broncoscopia diagnóstica e terapêutica, função pulmonar completa (espirometria, determinação de volumes pulmonares, determinação da capacidade de difusão), mediastinoscopia, videotoracoscopia, punção-biópsia de pleura, biópsia de pulmão, testes alérgicos cutâneos de leitura imediata, tratamento da hiper-hidrose, tratamento para o tabagismo, consultas clínicas em pneumologia, consultas em cirurgia torácica, além do suporte do Laboratório do Sono do HP – que investiga as doenças relacionadas com alterações do sono.

4. De que maneira essas avaliações ajudam no combate às DPOC?
Todas as avalições clínicas realizadas pelo Núcleo visam auxiliar o especialista na prevenção e diagnóstico precoce das doenças pulmonares, promovendo a avaliação do funcionamento dos pulmões e do grau de comprometimento pulmonar.

5. Como é realizado o tratamento de fumantes no Núcleo?
O tabagismo – inclusive o passivo – é responsável por 85% das mortes causadas por DPOC, segundo o Ministério da Saúde. Contudo, sabemos que o fumo é a maior causa prevenível de mais de 50 tipos de doenças, entre elas os cânceres de pulmão, de laringe, do estômago e até dos ossos. Para ajudar a conter essa estatística, o Núcleo oferece tratamento específico para os dependentes de nicotina – substância que é a principal responsável pelo desenvolvimento da dependência química e da sensação de prazer ao fumar. A dependência química ao tabaco é tratada no Núcleo com o emprego de medicações específicas, que agem nos receptores cerebrais, para inibir a vontade de fumar. Além disso, o paciente recebe orientações comportamentais para que consiga superar o hábito, que muitas vezes é um ato mecânico motivado por situações que causam ansiedade. O acompanhamento é realizado mensalmente, por pelo menos um ano, período em que podem ocorrer recaídas. Pessoas de todas as faixas etárias podem se beneficiar do tratamento, desde que sejam fumantes.

6. Onde está localizado o serviço e qual o horário de atendimento?
O Núcleo de Doenças do Tórax do Hospital Português funciona na sala 302 do Centro Médico HP. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, através de convênios e consultas particulares. Agendamentos pelo telefone (71) 3336-6919.