Notícias Fique por dentro das novidades

Cuidado integral do paciente — Hospital Português da Bahia

3 de dezembro de 2012

Cuidado integral do paciente

03 December 2012

Cuidado integral do pacienteVisando reduzir o risco de complicações associadas ao ato cirúrgico, o Hospital Português instituiu o Checklist do Protocolo de Cirurgia Segura – descrito no manual “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, da ANVISA. Com a realização padronizada deste procedimento, a Instituição identifica e monitora a história clínica dos pacientes em todo o período perioperatório, isto é, desde que recebem a indicação cirúrgica até o pós-operatório. O Checklist é uma das melhorias proporcionadas pela Acreditação do Hospital Português. De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, a efetivação da checagem do Protocolo de Cirurgia Segura implica numa redução de até 42% da mortalidade causada por complicações cirúrgicas. “O Checklist é condição essencial para que a cirurgia ocorra dentro das melhores condições possíveis. O início da conferência de informações a partir do agendamento da cirurgia permite que a equipe assistencial conheça toda a condição clínica do paciente, incluindo os registros sobre internação, alta hospitalar e eventuais ocorrências no pós-operatório”, explica o coordenador médico do Centro Cirúrgico do HP, Dr. Roberto Valente Filho.

Para conferir segurança ao paciente no ambiente cirúrgico o Checklist determina a revisão de todos os quesitos informados no ato da internação no Hospital: nome, histórico de alergias, entrada em jejum, validade da esterilização de materiais, lateralidade e nome do procedimento, dentre outros itens. Ao revisar esses dados, as equipes de assistência asseguram o cumprimento das condutas recomendadas pelo Protocolo de Cirurgia Segura. Tais como: realização da cirurgia no paciente certo e no local indicado, emprego de métodos conhecidos para impedir danos na administração de anestésicos contra a dor, reconhecimento de situações de risco de grandes perdas sanguíneas e preparo da equipe, prevenção de reações adversas e alérgicas causadas por medicamentos sabidamente de risco ao paciente, uso sistemático de métodos conhecidos para minimizar o risco de infecção no ambiente cirúrgico, prevenção do esquecimento de materiais cirúrgicos nas feridas operatórias, acompanhamento dos resultados do procedimento, dentre outros.

Dada a complexidade inerente ao serviço hospitalar, a aplicação do Protocolo de Cirurgia Segura no Hospital Português envolve as diferentes áreas institucionais para propagar a cultura do cuidado, da checagem de procedimentos e avaliação de indicadores de qualidade – que devem ser melhorados continuamente. Graças ao trabalho integrado das equipes, a prática permanente do gerenciamento de riscos para o paciente tem resultado no aumento de qualidade na assistência prestada pela Instituição, por meio da disseminação de ações preventivas e de segurança, e da diminuição significativa de eventos adversos. “Todo procedimento possui riscos; o que o Checklist faz é reduzir as contingencias cirúrgicas, administrando as possíveis intercorrências com a adoção de protocolos de segurança”, pondera Dr. Roberto Valente.