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Lideranças Médicas e Acreditação Hospitalar: união com garantia de sucesso — Hospital Português da Bahia

15 de dezembro de 2012

Lideranças Médicas e Acreditação Hospitalar: união com garantia de sucesso

15 December 2012

Lideranças Médicas e Acreditação Hospitalar: união com garantia de sucessoPrimo non nocere – Primeiro não causar danos. Este é o compromisso maior assumido por aqueles cuja escolha profissional os levou a cuidar de gente. É a regra mater da prática médica. A determinação inicial no processo complexo de diagnosticar doenças e tratar de doentes deve invariavelmente refletir a valorização da vida e do ser humano, logo, o dever de não provocar o dano.  Acontece que a medicina contemporânea, municiada por um imenso e sempre mais complexo cardápio de recursos diagnósticos e terapêuticos – presença constante no consultório médico e no desejo dos pacientes/clientes – gera riscos e condições maliciosamente propícias ao dano. Também fazem coro a esta realidade diversas outras situações do cotidiano médico como, por exemplo: baixa remuneração médica, pressão dos gestores por resultados econômicos, dependência de outros membros da equipe assistencial na produção dos resultados, entre outros fatores.

Nesse cenário se destaca um recurso cada vez mais utilizado na prática médico-hospitalar: a CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE que, através de sistematizações, padronizações e medição de resultados, garante aos médicos um ambiente infinitamente mais favorável à minimização dos riscos e maximização dos resultados.

Deve ser esta a principal razão para a adesão das lideranças médicas ao processo de Acreditação Hospitalar. No Hospital Português, de forma gradual e contagiante, os médicos com atribuição de liderança foram se achegando, se achegando, se apossando dos processos até o ponto de se transformarem em importantes multiplicadores. Claro, ainda não é pleno o envolvimento, mas o cenário é promissor. Naturalmente que a maior responsabilidade neste processo de conscientização não repousa sobre os colegas médicos, mas, principalmente sobre aqueles que lideram o processo de Acreditação, sobre aqueles que já detêm o conhecimento acerca do ambiente de segurança e qualidade capaz de ser gerado pelas mãos da ACREDITAÇÃO. Na medida em que o casamento entre médicos e Acreditação for se consolidando com uma união de sucesso certamente que os indicadores de satisfação auferidos entre nossos pacientes/clientes refletirão uma prática segura, com expressiva minimização de danos e pronta para salvar mais vidas.