Palavra do Presidente: Acreditação Hospitalar — Hospital Português da Bahia
18 de dezembro de 2012
Palavra do Presidente: Acreditação Hospitalar
18 December 2012
1. Quais vantagens a Acreditação do Hospital Português traz para os pacientes? Inúmeras. O processo de Acreditação Hospitalar é uma iniciativa que parte da própria instituição, de forma voluntária, como meio de diagnosticar eventuais entraves nos procedimentos e definir soluções efetivas e permanentes para o aprimoramento dos serviços. Uma vez iniciado, este processo representa um caminho contínuo de busca sistemática por melhorias na assistência ao paciente, tendo como meta principal o alcance de padrões de excelência. Dessa maneira, ao elevar sua Acreditação para o Nível 2, o Hospital Português firma com a comunidade o compromisso de buscar de modo incansável a excelência dos seus serviços, preservando a confiança depositada em sua assistência.
2. Que exemplos práticos de benefícios para os pacientes o senhor pode citar? A efetivação da segurança da assistência hospitalar em todas as suas dimensões. Resultado conquistado através da criação de uma série de protocolos e políticas de gerenciamento de riscos, como por exemplo, a Política de Qualidade e Segurança do Paciente, o Protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio, o Protocolo de Tromboembolismo Venoso, o Protocolo de Prevenção de Queda, a identificação de todos os pacientes internados com pulseiras brancas com códigos de barras, a implantação do Checklist do Protocolo de Cirurgia Segura; além da formação de Comissões avaliadoras multidisciplinares como o Comitê de Qualidade e Segurança do Paciente e a Comissão de Planejamento Institucional. Essas instâncias atuam na revisão de ações e acompanhamento da rotina institucional para assegurar o desenvolvimento dos trabalhos conforme o padrão estabelecido, preservando a qualidade assistencial.
3. Porque a diretoria da instituição filantrópica decidiu investir nesta certificação? A decisão pelo processo de Acreditação partiu da necessidade de revisar os procedimentos administrativos e assistenciais adotados no Hospital para estabelecermos normas de condutas mais efetivas em todas as áreas. Vimos nesse recurso atual e cada vez mais utilizado por instituições de referência, um direcionamento para o alcance de melhores resultados para o crescimento autossustentável. Além disso, esta certificação mantém sintonia com a cultura do Hospital Português, que prima pela superação de resultados aliando busca pela qualidade, valorização de pessoas e satisfação dos clientes.
4. Quais estratégias de ação o Hospital adotou para envolver os seus colaboradores neste propósito? A Acreditação Hospitalar é um processo sistêmico, que precisa acontecer de maneira integrada para ser bem sucedido. Nossa estratégia foi promover essa conscientização entre os colaboradores através de encontros, palestras e treinamentos. As lideranças tiveram papel estratégico nesse sentido, atuando como multiplicadores dos objetivos da gestão do Hospital entre os colaboradores das diferentes áreas. Cada líder de especialidade ou segmento administrativo assumiu o compromisso de atuar como um agente agregador e motivador de sua equipe, promovendo a orientação e estímulo necessários para o alcance das metas. As áreas de Qualidade, Recursos Humanos e Marketing e Comunicação também desempenharam papel essencial no envolvimento das equipes do Hospital.
5. Então o senhor atribui essa conquista ao trabalho integrado? Sem dúvidas. Toda família do Hospital Português está de parabéns. Cada colaborador teve participação essencial nesse processo, assumindo o compromisso de melhorar os métodos de trabalho da Instituição. As equipes de assistência ao paciente, toda a área administrativa (suprimentos, infraestrutura, recursos humanos), as equipes de tecnologia da informação, das áreas comercial e financeira, além da diretoria executiva da instituição – que participou tanto quanto os colaboradores – seguramente, essa conquista se deve ao comprometimento e ao trabalho dedicado de todas essas equipes, que mantiveram o foco no aprimoramento.
6. Quais os desafios futuros do Hospital Português? Manter a qualidade da assistência e a segurança do paciente para elevar a certificação institucional ao Nível 3, até 2014, como Hospital Acreditado com Excelência, atendendo aos requisitos de Excelência em Gestão com foco em Resultados, da Organização Nacional de Acreditação – ONA.
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