Excelência em Gestão de Resultados — Hospital Português da Bahia
8 de janeiro de 2013
Excelência em Gestão de Resultados
08 January 2013
Consolidando uma nova cultura institucional, o Hospital Português tem investido progressivamente no aprimoramento de processos administrativos e assistenciais, visando ampliar a segurança e a qualidade dos seus serviços. A comprovação mais recente das transformações processadas na filantrópica é a conquista da certificação de Nível 2 de Acreditação, como Hospital Acreditado Pleno, realizada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA e que atesta a Gestão Integrada de Processos no HP. Agora, com o mesmo comprometimento e dedicação, já reconhecidos pelo IQG e por todos que acompanharam essa trajetória, o Hospital segue em busca da certificação de Nível 3; uma realidade próxima de ser alcançada através da assertividade no trabalho conjunto. O atual desafio da instituição é promover as modificações necessárias para concluir o processo de auditoria ainda no primeiro semestre de 2013.
Mas, o que significa o Nível 3? Que ações devem ser realizadas para esta conquista? O terceiro e último nível de certificação da ONA representa a Acreditação com Excelência em Gestão de Resultados. Na prática, significar dizer que a instituição desempenha metodologias alinhadas e correlacionadas às suas estratégias; que os resultados apresentam evolução de desempenho e tendência favorável; e que as evidências de melhorias e inovações, decorrentes do processo de análise crítica, asseguram o comprometimento com a excelência. Dessa maneira, no Nível 3, os aspectos da gestão precisam ser evidenciados através de indicadores, que demonstrem os resultados de todos os esforços e inovações incorporadas à prática institucional.
Diante da trajetória traçada pelo HP nos últimos anos, em que a busca da modernização e da renovação de práticas com qualidade e segurança se mostraram objetivos permanentes, a aquisição do último Nível 3 de certificação de qualidade da ONA se mostra uma conquista natural, que demanda tempo. Seguramente, os principais beneficiados neste processo são os profissionais do setor de saúde, os pacientes e seus acompanhantes, além de todos os públicos que se relacionam com o Hospital e passarão a usufruir de maior segurança no ambiente hospitalar, maior qualidade na assistência, atuação de equipes coesas e sintonizadas, procedimentos bem administrados e melhorias continuadas.
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