Notícias Fique por dentro das novidades

HP lança Biblioteca Virtual — Hospital Português da Bahia

27 de janeiro de 2013

HP lança Biblioteca Virtual

27 January 2013

HP lança Biblioteca VirtualO Hospital Português acaba de lançar a Biblioteca Virtual Up to Date®. A nova ferramenta de atualização clínica da instituição visa auxiliar médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde na tomada de decisões fundamentadas na melhor literatura existente. São mais de 9 mil tópicos modernos de 20 especialidades clínicas, com informações em inglês geradas e atualizadas por 5.100 cientistas de instituições renomadas internacionalmente – Harvard Medical School, Duke University, University of California,  University of Michigan, Stanford University School of Medicine, Brigham and Women’s Hospital, entre outras. Na Biblioteca Virtual Up to Date® os usuários têm acesso a facilidades como envio de conteúdos pesquisados por e-mail; uso de calculadoras médicas para parâmetros clínicos e laboratoriais; acervo de figuras, tabelas, ilustrações, diagramas, gráficos, algoritmos e vídeos; base de dados permanentemente disponível sobre fármacos e suas interações medicamentosas; material didático para pacientes; além de informações científicas que auxiliam na resolução de questões cotidianas da assistência.

De acordo com o vice coordenador do Centro de Estudos Professor Egas Moniz (CEPEM), Dr. Aquiles Camelier, a iniciativa de criar a Biblioteca Virtual para atualização das equipes inaugura uma série de ações de Ensino e Pesquisa destinadas à reestruturação do espaço. Hoje, o CEPEM abriga a Comissão de Residência Médica e o Comitê de Ética em Pesquisa. Além disso, é responsável por apoiar todas as atividades de ensino e pesquisa realizadas no Hospital Português.

O acesso à base de dados do sistema Up to Date® pode ser realizado a partir da maioria dos computadores disponíveis no Hospital, através do ícone deste sistema na área de trabalho ou da página da internet www.uptodate.com. “Em qualquer ponto da instituição os profissionais das diferentes áreas poderão estar diante de um acervo rico, contendo artigos científicos, estudos de casos e capítulos de obras médicas atualizadas. A rapidez na consulta das evidências científicas sobre os mais diversos temas em saúde favorece a solução de respostas diversas referentes à assistência”, informa. Outra facilidade para os usuários do sistema são as calculadoras eletrônicas, que automaticamente disponibilizam fórmulas para cálculo da posologia de fármacos e testes para avaliação do funcionamento de sistemas vitais do corpo humano – como, por exemplo, avaliações da função renal, pulmonar, nutricional, dentre outras – otimizando o tempo dos profissionais de saúde em suas atividades diárias. Um vídeo demonstrativo para utilização plena do UpToDate® pode ser visualizado no link http://www.uptodate.com/help/demo/web/conducting-a-search.

Na avaliação de Dr. Aquiles Camelier, a incorporação do sistema ao dia a dia assistencial favorece o aprimoramento das condutas dirigidas aos pacientes hospitalizados. Ele observa ainda que estudos científicos atestam uma melhor performance da assistência dos hospitais que adotaram o sistema Up to Date® através da otimização do processo de desospitalização do paciente, do melhor manejo clínico e da redução da mortalidade. “Contamos com a participação de todas as equipes na utilização desta ferramenta que chegou para potencializar as nossas práticas diárias. É só clicar e se atualizar!”, convida.