Notícias Fique por dentro das novidades

UTI Adulto: O desafio é atender sempre melhor — Hospital Português da Bahia

15 de fevereiro de 2013

UTI Adulto: O desafio é atender sempre melhor

15 February 2013

UTI Adulto: O desafio é atender sempre melhorDr. Augusto Farias*

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto do Hospital Português (HP) é uma UTI Geral, que possui 30 leitos dedicados ao cuidado humanizado e multidisciplinar dos pacientes. Trata-se de uma das mais antigas unidades de tratamento intensivo da Bahia e a primeira do HP. Atuando diretamente na assistência, revezam-se mais de 150 profissionais da área de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos de enfermagem. Contamos ainda com o suporte de serviços essenciais do HP como nutrologia, controle de infecção hospitalar, engenharia clínica, laboratório, diagnóstico por imagem, entre outros, além do bem qualificado corpo clínico de especialistas.

O quadro médico é composto por especialistas em medicina intensiva, além de pneumologistas, cardiologistas, nefrologistas, anestesiologistas, cirurgiões vasculares, gerais e torácicos. Pelas características de excelência, a UTI Adulto tem auxiliado na formação de novos profissionais através de treinamento e pesquisa, tanto na graduação (internato), quanto na pós-graduação, sendo um Centro Formador de Especialistas em Medicina Intensiva, sob a forma de Residência Médica, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A assistência busca atender aos mais elevados padrões de qualidade e humanização, estando totalmente inserida nos conceitos de Gestão da Qualidade, conforme certificação de Acreditação Nível 2, reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para bem atender as funções há um parque tecnológico de ponta, composto por ventiladores de última geração (respirador artificial), monitores multifunção e máquinas de diálise (suporte renal), além de monitores e cateteres especiais. Para se ter uma ideia, dos seis últimos presidentes da Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia (SOTIBA), cinco foram membros da nossa UTI. Atualmente, a presidência da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), é ocupada por um dos nossos antigos colaboradores. Entendemos que isso significa algo importante. Esse trabalho produziu bons frutos.

É com satisfação que atuo nessa unidade há 22 anos, ocupando, no momento, o cargo de vice-coordenador. Tantos anos dedicados justificam o carinho especial, um verdadeiro “xodó”, que tenho pela UTI Adulto do HP. Neste sentimento, tenho a certeza de que sou acompanhado por tantos outros colaboradores, antigos e novos, que permitem a continuidade crescente deste trabalho. Hoje, o Hospital Português possui quase 100 leitos de UTI. Surgiram, dentro e fora do nosso hospital, muitas unidades especializadas em medicina intensiva, onde ombreamos com antigos colegas ou pós-graduandos da UTI Adulto. Entretanto, permanece a nossa unidade como a mais antiga, a maior e em muitos casos uma referência para as demais.

Agradecemos aos colegas de todo o Estado que continuam nos encaminhando seus pacientes de maior complexidade, e à comunidade que reconhece os nossos bons serviços, nos dando suporte e estímulo para avançarmos ainda mais. Afinal, nosso desafio é atender sempre melhor!

* Médico Especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva. Coordenador da Comissão de Terapia Intensiva da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Membro da Diretoria da Sociedade de Terapia Intensiva da Bahia (SOTIBA), e do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB). Vice-coordenador da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Português.