Notícias Fique por dentro das novidades

Planejar estrategicamente é essencial — Hospital Português da Bahia

25 de junho de 2013

Planejar estrategicamente é essencial

25 June 2013

O negócio de qualquer instituição hospitalar é restabelecer e manter a saúde de seus pacientes, contudo, para se buscar a excelência é fundamental estar atento não apenas ao resultado final, mas também ao bom desempenho de seu papel social. A adoção de um plano estratégico pode ajudar não só no alcance da melhoria na assistência quanto no incremento da produtividade e na adequação dos impactos sociais e ambientais.
Sabemos que o planejamento estratégico compreende uma série de ações para que a empresa tenha maiores chances de atingir seus objetivos, superando problemas e desafios tanto no cenário interno quanto no externo. Com base nisso, no segundo semestre de 2011 foi realizada a implantação do primeiro Planejamento Estratégico no Hospital Português. O documento trouxe como principais diretrizes a restituição do negócio, missão, visão e valores institucionais, além de definir as metas e ações para alcance dos objetivos traçados, entre 2012 a 2014. 
Após um ano de cultura de utilização da ferramenta, pôde-se observar uma evolução no gerenciamento de processos, clientes e pessoas, bem como nas perspectivas econômicas e financeiras, através de indicadores estratégicos definidos para medição da autossustentabilidade organizacional. Um progresso motivado pela vontade de conquistar o selo de qualidade como hospital excelente em gestão, maior nível de certificação da Organização Nacional de Acreditação, e ainda o certificado internacional de Acreditação Hospitalar, para obtenção de reconhecimento nacional. 
Com o desejo de conquista do selo de qualidade internacional, o HP reuniu lideranças com função tática, a fim de rever o planejamento estratégico e conduzir o desdobramento dos planos de ação. Seguindo a metodologia de medição e gestão de desempenho balanced scorecard, as lideranças buscaram fortalecer a cultura de qualidade e segurança do paciente, por meio da gestão contínua voltada para a autossustentabilidade, conquista de mercado e valorização de pessoas. Na revisão, foi identificado, através da análise ambiental, que a instituição possui um posicionamento bastante favorável, apresentando o desenvolvimento como um ponto forte para o aproveitamento de oportunidades. 
Tomando essa avaliação como base, o HP tem buscado implementar os recursos necessários  rumo a certificação internacional. Para a execução de análises críticas periódicas dos processos, o filantrópico aprovou um Comitê de Planejamento, constituído pela Controladoria, Gerência Administrativa e Gerência Técnica. As três áreas constituem peças fundamentais para o gerenciamento e execução dos objetivos traçados no planejamento, direcionados ao alcance da visão institucional: ser reconhecido nacionalmente pela excelência na assistência hospitalar com autossustentabilidade.   

O negócio de qualquer instituição hospitalar é restabelecer e manter a saúde de seus pacientes, contudo, para se buscar a excelência é fundamental estar atento não apenas ao resultado final, mas também ao bom desempenho de seu papel social. A adoção de um plano estratégico pode ajudar não só no alcance da melhoria na assistência quanto no incremento da produtividade e na adequação dos impactos sociais e ambientais.Sabemos que o planejamento estratégico compreende uma série de ações para que a empresa tenha maiores chances de atingir seus objetivos, superando problemas e desafios tanto no cenário interno quanto no externo. Com base nisso, no segundo semestre de 2011 foi realizada a implantação do primeiro Planejamento Estratégico no Hospital Português. O documento trouxe como principais diretrizes a restituição do negócio, missão, visão e valores institucionais, além de definir as metas e ações para alcance dos objetivos traçados, entre 2012 a 2014. Após um ano de cultura de utilização da ferramenta, pôde-se observar uma evolução no gerenciamento de processos, clientes e pessoas, bem como nas perspectivas econômicas e financeiras, através de indicadores estratégicos definidos para medição da autossustentabilidade organizacional. Um progresso motivado pela vontade de conquistar o selo de qualidade como hospital excelente em gestão, maior nível de certificação da Organização Nacional de Acreditação, e ainda o certificado internacional de Acreditação Hospitalar, para obtenção de reconhecimento nacional. Com o desejo de conquista do selo de qualidade internacional, o HP reuniu lideranças com função tática, a fim de rever o planejamento estratégico e conduzir o desdobramento dos planos de ação. Seguindo a metodologia de medição e gestão de desempenho balanced scorecard, as lideranças buscaram fortalecer a cultura de qualidade e segurança do paciente, por meio da gestão contínua voltada para a autossustentabilidade, conquista de mercado e valorização de pessoas. Na revisão, foi identificado, através da análise ambiental, que a instituição possui um posicionamento bastante favorável, apresentando o desenvolvimento como um ponto forte para o aproveitamento de oportunidades. Tomando essa avaliação como base, o HP tem buscado implementar os recursos necessários  rumo a certificação internacional. Para a execução de análises críticas periódicas dos processos, o filantrópico aprovou um Comitê de Planejamento, constituído pela Controladoria, Gerência Administrativa e Gerência Técnica. As três áreas constituem peças fundamentais para o gerenciamento e execução dos objetivos traçados no planejamento, direcionados ao alcance da visão institucional: ser reconhecido nacionalmente pela excelência na assistência hospitalar com autossustentabilidade.