Notícias Fique por dentro das novidades

Cuidados ao se alimentar fora de casa — Hospital Português da Bahia

25 de dezembro de 2013

Cuidados ao se alimentar fora de casa

25 December 2013

A PROTESTE Associação de Consumidores, instituição de pesquisa, realizou uma análise em alimentos prontos para consumo vendidos em restaurantes e por ambulantes em nove cidades brasileiras, incluindo Salvador. O resultado foi preocupante: 57% dos alimentos tinham higiene insatisfatória e 11% estavam impróprios para o consumo. Só 32% apresentaram higiene satisfatória.

Em uma cidade litorânea como Salvador, a preocupação se estende aos alimentos que constantemente são vendidos nas praias. Segundo a pesquisa, as amostras dos alimentos vendidos nas praias foram as que apresentaram pior cenário: 17% impróprias para o consumo humano e 31% insatisfatórias. Dos alimentos de ambulantes vendidos na rua, 41% foram considerados insatisfatórios e 9% impróprios.

Gildete Fernandes, líder do Serviço de Nutrição do Hospital Português, afirma que as consequências mais comuns da manipulação inadequada dos alimentos vendidos nas ruas são as infecções intestinais. Ela ainda reforça “Os procedimentos de higiene desses alimentos é que vão favorecer, reduzindo 95% dessas bactérias contaminantes”.

Fonte: Hospital Português e Proteste