Notícias Fique por dentro das novidades

HP amplia Programa de Residência Médica com alto nível de excelência — Hospital Português da Bahia

7 de janeiro de 2014

HP amplia Programa de Residência Médica com alto nível de excelência

07 January 2014

Em 2014, o Hospital Português vai ampliar o Programa de Residência Médica, passando a oferecer, além das áreas já existentes de Terapia Intensiva e Clínica Médica, dois novos campos de ensino: Infectologia e Oncologia Clínica – também denominado de Cancerologia Clínica. 

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação sob a forma de curso de especialização, e funciona apenas em instituições de saúde devidamente equipadas com tecnologia adequada e que contenham profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional com capacitação avançada em ensino e pesquisa. A normatização dos Programas de Residências Médicas (PRM) foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, quando na época fora criada a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão federal ligado ao Ministério da Saúde (MS).    

Visando instituir uma estratégia de qualificação das Redes de Atenção à Saúde por meio do incentivo à formação de especialistas na modalidade Residência Médica em áreas estratégicas, o MS criou o Programa Pró Residência, por meio da Portaria 1248/2013. 

No segundo semestre de 2013, após a submissão de projetos de ensino que descreviam não só o aparato tecnológico existente mas, de maneira mais relevante, a qualificação técnica e docente dos médicos envolvidos, o Hospital Português logrou aprovação e obteve financiamento  para  apoio aos Programas de Residência Médica em Oncologia Clínica, Infectologia e Terapia Intensiva, bem como a ampliação de vagas do financiamento já existente em Clínica Médica. Desta maneira, no ano de 2014, médicos que estejam interessados em uma qualificação de alto nível científico e habilitação nas referidas especialidades médicas poderão contar com bolsas fornecidas diretamente pelo MS. Os programas tem duração de 2 a 3 anos e a seleção se faz por meio de um processo público coordenado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Estado da Bahia. Mais informações podem ser obtidas por telefone (71) 3334-3520 ou e-mail: residencia.medica@saude.ba.gov.br. 

Dessa maneira, o Hospital Português terá uma ampliação da responsabilidade dos profissionais envolvidos não só na assistência, mas, a partir de agora, também na supervisão e ensino de médicos que procurem aprimorar seus conhecimentos em um centro de excelência. A instituição parabeniza todo o corpo docente envolvido neste projeto e, em especial, aos Supervisores dos Programas de Residência Médica aprovados: Dra. Clarissa Mathias (Oncologia Clínica), Dra. Miralba Freire (Infectologia), Dr. Octávio Messeder (Terapia Intensiva) e Dr. Márcio Peixoto (Clínica Médica).