TPM, hormônios em ebulição
07 January 2014
O calendário avança e faz ressurgir aquele sentimento de desconforto, de irritação, uma sensação de estar no limite sempre que alguém lhe contesta alguma coisa. Você confere a agenda e confirma: é a TPM (Tensão Pré-menstrual). Velha conhecida das mulheres em fase reprodutiva, esta síndrome envolve uma série de sintomas físicos e emocionais que costumam exercer forte influência no comportamento feminino. A razão para esse desajuste é hormonal. Durante o ciclo menstrual as quantidades de estrógeno e progesterona oscilam no organismo feminino, gerando diversas mudanças. A intensidade varia em cada mulher, podendo alternar entre os graus leve, moderado e extremo. Quando não tratada, a TPM pode comprometer o desempenho feminino nas atividades cotidianas. A boa notícia é que existe tratamento eficaz para suavizar esses sintomas e devolver o bem-estar durante o ciclo menstrual, conforme explica o médico ginecologista, coordenador do Serviço de Ginecologia do Hospital Português, Dr. José Carlos Macedo Monteiro.
1) Quais são os sintomas mais comuns da TPM?
A TPM (Tensão pré-menstrual) é uma síndrome que acomete em torno de 75% das mulheres, sendo composta por uma variedade de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais recorrentes, que acontecem durante o período de sete a 10 dias que antecedem o período menstrual. Seus principais sintomas são tensão, irritabilidade e labilidade emocional (ansiedade, depressão, agressividade, alterações de libido). Pode ocorrer também edema, ganho de peso, dores nas pernas e dor na mama.
2) A idade da mulher interfere nos efeitos?
Os sintomas podem começar em qualquer idade após a menarca (primeira menstruação) e vão até a menopausa.
3) A alimentação contribui para a manifestação dos sintomas?
Pode favorecer o surgimento de alguns sintomas, causando desconforto. Por isso, é recomendável adotar uma alimentação saudável nesse período, preferencialmente, com suplementação de cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, que são eficazes na melhora dos sintomas.
4) Existem tipos diferentes de TPM?
Não, o que difere na TPM são as formas de apresentação das reações em cada mulher. Os sintomas podem ser somáticos – distensão abdominal, mastalgia (dor nas mamas), cefaleia, dores nas articulações – e/ou sintomas emocionais, como depressão, agressividade, irritabilidade, ansiedade, confusão mental e isolamento social.
5) Como é feito o tratamento? Os resultados são eficazes?
O tratamento medicamentoso pode ser realizado através do uso de anticoncepcionais orais, antidepressivos, fitoterápicos, suplementação vitamínica, apresentando boa eficácia e melhora na qualidade de vida das pacientes.
6) Existem medidas de prevenção que podem ser adotadas para amenizar os sintomas?
Sim. Para que a mulher possa amenizar os sintomas da TPM é preciso ter hábitos de vida saudável, tais como: praticar atividade física regular, manter uma alimentação saudável, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas no período que antecede a menstruação, bem como, dedicar um tempo para atividades de relaxamento como massagens, meditação, ouvir boa música, entre outras.