Vidas transformadas
por transplantes
1.284
Notícias Fique por dentro das novidades

Nova gestão da Enfermagem do HP — Hospital Português da Bahia

4 de fevereiro de 2014

Nova gestão da Enfermagem do HP

04 February 2014

O Hospital Português, instituição Acreditada com Excelência, “respira” nas suas atividades, a busca contínua por melhores resultados, pela qualidade. Neste contexto, pressupõe-se a enfermagem, conhecida como “coluna dorsal” de qualquer hospital, tratar-se de elo importante entre os vários processos que compõem a cadeia produtiva. Há quem diga que, da enfermagem, pela natureza do seu trabalho – presente nas vinte e quatro horas de modo ininterrupto garantindo a continuidade da assistência – dependa a qualidade, como diferencial de um hospital. 

Formada com esta concepção, no final da década de 1970, pauto a minha proposta de trabalho, entendendo que na relação que se estabelece entre enfermagem e paciente, ou seja, entre quem cuida e aquele que recebe o cuidado, esteja a delicada possibilidade do exercício do humano. O exercício do eu-tu. Onde o tu, é o ser que adoece – alguém que traz sua história, suas expectativas e espera receber o melhor. Uma assistência livre de danos. Segura. Humanizada. 

Oferecer o melhor exige elementos de estrutura, com equipes dimensionadas, selecionadas e continuamente capacitadas para atender a demanda que chega ao hospital. Exige uma distribuição de trabalho pautada em competências e habilidades. Papéis definidos, descritos e delimitados, que se complementem, agregando domínios cognitivos, afetivos e psicomotores. Com Missão e Visão claras, sustentadas por valores éticos, filosofia, e disciplina, capazes de nortear atitudes e comportamentos. Processos e fluxos bem desenhados, tornando possível a realização do trabalho de modo raciocinado, voltado para resultados. 

Partindo desses pressupostos, a nossa proposta para o Hospital Português, é de uma enfermagem fortalecida pelo trabalho em equipe. Coesa. Sustentada por teorias que direcionem a atenção ao paciente e sua família, da admissão à alta. Uma enfermagem que persiga o seu próprio modelo assistencial. Para isso, estamos propondo a implantação do Primary Nurse, que prevê enfermeiros principais e associados voltados para o cuidado integral, personalizado e seguro, onde a base para a tomada de decisão é o rapport enfermeiro/paciente. 

Através do pensamento crítico, apropriando-se da realidade que a cerca, entender-se enfermagem, como elemento permanente de transformações, inovações, formadora de opinião e interventora no seu cotidiano. Interventora, também, no processo de inserção do novo profissional que chega ao mercado de trabalho com suas reconhecidas dificuldades – principio básico para o Programa Trainee na área de enfermagem, adotado pelo hospital. Uma enfermagem que saiba conviver com a multidisciplinaridade, em permanente aprendizado. Sem corporativismo, entendendo-se como parte de um todo. 

Por fim, uma enfermagem segundo Virginia Henderson, que faça pelo outro – ou com o outro – aquilo que ele não pode, não sabe ou não quer fazer. Fazendo o que é preciso ser feito, de modo certo, em conteúdo, estética e forma. Com Competência, Habilidade, Atitude, Responsabilidade, Método e Elegância… Com CHARME!

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.