Palestra aberta ao público esclarece sobre prevenção da Doença Renal Crônica
10 March 2014
Com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de prevenir a doença renal crônica, doença que pode ser progressiva e irreversível, o Hospital Português promove palestra aberta ao público sobre o tema, nesta quinta-feira, 13 de março, das 14h30 às 16h30, no auditório Adélia Carvalho, no mezanino do Centro Médico HP. A iniciativa, apoiada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – SBN, marca as ações da instituição no Dia Mundial do Rim e visa proporcionar informações sobre os principais fatores de risco de desenvolvimento da doença, além de acesso gratuito ao teste glicêmico e aferição da pressão arterial. “Estima-se que um em cada 10 brasileiros adultos seja portador de algum grau de disfunção renal, especialmente os idosos, já que o risco aumenta com o envelhecimento. A desinformação associada à falta de controle da diabetes e da hipertensão arterial são as principais causas de avanço da doença”, destaca a palestrante e médica líder do Serviço Nefrologia do Hospital Português, Dra. Margarida Dutra.
Para chamar a atenção das pessoas, a SBN traz como tema deste ano: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. A proposta da entidade juntamente com o Ministério da Saúde é alertar a população para os principais fatores responsáveis pela disfunção renal crônica: hipertensão arterial, obesidade, diabetes, idade avançada, tabagismo e história familiar da doença. “A prevenção é a melhor forma de lidar com o problema. Esperamos uma adesão maior do público neste ano, sobretudo, durante o exame gratuito de glicemia e a aferição da pressão arterial”, convida a especialista. As avalições serão realizadas de forma concomitante à palestra, até 15h. No encerramento, previsto para as 16h30, o público vai poder conferir o talento artístico de alguns pacientes da diálise do HP, que farão uma apresentação reunindo música e dança.
SERVIÇO: O quê? Palestra: Doença Renal Crônica e sua Prevenção. Quando? Quinta-feira, 13 de março de 2014, das 14h30 às 16h30. Onde? Auditório Adélia Carvalho, mezanino do Centro Médico HP. |