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Excelência contínua no cuidado do paciente — Hospital Português da Bahia

4 de junho de 2014

Excelência contínua no cuidado do paciente

04 June 2014

A confirmação de melhores práticas introduzidas na rotina assistencial e administrativa do Hospital Português resultou na manutenção do selo de qualidade de excelência em gestão, concedido à instituição filantrópica pela Organização Nacional de Acreditação – ONA. O aprimoramento dos processos internos foi conferido de perto por uma equipe de auditores do Instituto Qualisa de Gestão – IQG, empresa certificadora da ONA, nos dias 8 e 9 de maio. Durante a visita aos diversos setores, o grupo pôde constatar a efetividade das metodologias determinadas pelo Manual Brasileiro de Acreditação, aplicadas na redução de riscos ao paciente e elevação da segurança hospitalar. Uma conquista que, na avaliação dos gestores, expressa o alto nível de entrosamento diário das equipes na busca por resultados de excelência – aspecto amplamente difundido por dois setores estratégicos nesse processo: a Gerência Técnica e o Núcleo da Qualidade.

Na avaliação do gerente técnico, Dr. Mário de Seixas Rocha, mais do que um título ou comprovação do atendimento às normas dos órgãos reguladores do segmento (como ANVISA e ANS), a manutenção do certificado sinaliza para os pacientes e para a comunidade o alto nível de desenvolvimento dos processos do HP, conquistado a partir do investimento permanente em treinamento de equipes. “A missão essencial de qualquer unidade hospitalar é oferecer cuidado adequado ao paciente, ou seja, de forma segura, humanizada, em ambiente qualificado com profissionais preparados. Para que essa meta seja alcançada é preciso manter o olhar atento, de todas as áreas, sobre o que precisa ser aprimorado. A compreensão dessa interdependência assistencial é o nosso grande foco”, observa.

Para a assessora de qualidade, Milena Torres, o certificado de excelência em gestão representa para cada área do HP o reconhecimento do trabalho realizado de forma integrada, visando a promoção da segurança através da revisão de processos e diminuição de riscos no ambiente hospitalar. “As equipes têm se dedicado com afinco ao cumprimento de rotinas administrativas e assistências voltadas para a padronização da qualidade e segurança no atendimento. Todos ganham com isso. Pacientes, acompanhantes, profissionais da saúde, fornecedores e demais públicos que visitam o Hospital”, destaca.

Com o incremento de eficiência e eficácia nos processos de gestão, o HP firma a sua credibilidade e o lugar de referência como prestador de serviços de saúde. Hoje, o Hospital compõe o seleto grupo de instituições do segmento nacional com comprovada visão sistêmica da saúde – cerca de 2% dos hospitais brasileiros. De acordo com as entidades certificadoras, este diferencial de mercado vem se consolidando por meio dos principais centros de excelência em saúde do mundo e, cada vez mais, pesa na escolha dos usuários dos serviços de saúde.