Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Assistência do HP chega a Conceição do Coité — Hospital Português da Bahia

9 de setembro de 2014

Assistência do HP chega a Conceição do Coité

09 September 2014

Após a experiência bem-sucedida no interior baiano com a gestão do Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, o Hospital Português agora estende os seus serviços de saúde para a região do sisal, beneficiando diretamente 63 mil moradores de Conceição do Coité (situada a 210 quilômetros de Salvador) e comunidades vizinhas da microrregião de Serrinha. A chegada do HP à região, no inicio de agosto, é fruto de contrato com a prefeitura daquele município, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a Associação de Proteção à Infância e à Maternidade – gestora anterior do antigo Hospital Regional de Conceição do Coité (HRCC), atual Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité. “Como instituição filantrópica, o HP vislumbrou transpor os limites de Salvador, buscando aproximar, cada vez mais, o SUS – Sistema Único de Saúde das comunidades dele dependentes. Este é o objetivo maior desta nova parceria”, afirma o vice-presidente da instituição, Carlos Manuel de Jesus Ferreira.

Sob a gestão do HP, a Unidade Regional manterá o foco nos atendimentos de média complexidade exclusivamente pelo SUS, já contratualizados com o Estado nas especialidades de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. Futuramente, novas especialidades devem ser oferecidas à população, como a Clínica Pediátrica – ainda negociada com a Sesab. A instituição também intenciona ampliar gradativamente o acesso da comunidade à assistência em saúde e imprimir um novo perfil de atendimento. Depois de triplicar o quadro de colaboradores da Unidade, que saltou de 21 para 64, o foco agora está na padronização do atendimento, a fim de torná-lo o mais próximo possível do praticado na matriz. Para isso, equipes multidisciplinares de todos os setores da instituição de Salvador já estiveram em Conceição do Coité realizando inspeções e diagnósticos técnicos visando o aprimoramento da assistência em saúde da região.

Melhorias na assistência à comunidade sisaleira

Mantendo o quadro original de trabalhadores da Unidade Regional, a nova gestão vai adotar um cronograma de treinamentos para as equipes administrativas e assistenciais, com foco na qualidade de atendimento e segurança do paciente. Também está prevista a aquisição de novos equipamentos e a ampliação do Centro Cirúrgico (que receberá mais uma sala de cirurgia, após o remanejamento da especialidade de obstetrícia para o Hospital Municipal – ainda em negociação com a Sesab). A expectativa é elevar o número de atendimentos cirúrgicos para aproximadamente 600 internamentos mensais – hoje, são cerca de 192 procedimentos e 209 internamentos, por mês. Novos leitos devem ser adquiridos para atender as normas de qualidade e segurança do paciente; enquanto isso, o quadro clínico, já ampliado, dispõe de novos médicos cirurgiões e anestesistas (sete, atualmente), além de sete cirurgiões plantonistas, nas 24 horas do dia (um por dia da semana). A lavanderia e a cozinha da Unidade também estão sendo aperfeiçoadas, e o Serviço de Hotelaria Hospitalar já possui lençóis novos e rouparia padronizada com a marca HP.

De acordo com a diretoria do Hospital Português, tudo o que é necessário à assistência qualificada de uma unidade hospitalar de média complexidade será realizado na Unidade Regional de Conceição do Coité. A nova administração se diz ciente da carência de recursos no país na área da saúde e que está preparada para enfrentar mais este desafio com trabalho, dedicação e humanismo, buscando oportunizar melhorias na assistência à comunidade local.