Notícias Fique por dentro das novidades

Assistência do HP chega a Conceição do Coité — Hospital Português da Bahia

9 de setembro de 2014

Assistência do HP chega a Conceição do Coité

09 September 2014

Após a experiência bem-sucedida no interior baiano com a gestão do Hospital Padre Paulo Felber, em Miguel Calmon, o Hospital Português agora estende os seus serviços de saúde para a região do sisal, beneficiando diretamente 63 mil moradores de Conceição do Coité (situada a 210 quilômetros de Salvador) e comunidades vizinhas da microrregião de Serrinha. A chegada do HP à região, no inicio de agosto, é fruto de contrato com a prefeitura daquele município, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e a Associação de Proteção à Infância e à Maternidade – gestora anterior do antigo Hospital Regional de Conceição do Coité (HRCC), atual Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité. “Como instituição filantrópica, o HP vislumbrou transpor os limites de Salvador, buscando aproximar, cada vez mais, o SUS – Sistema Único de Saúde das comunidades dele dependentes. Este é o objetivo maior desta nova parceria”, afirma o vice-presidente da instituição, Carlos Manuel de Jesus Ferreira.

Sob a gestão do HP, a Unidade Regional manterá o foco nos atendimentos de média complexidade exclusivamente pelo SUS, já contratualizados com o Estado nas especialidades de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. Futuramente, novas especialidades devem ser oferecidas à população, como a Clínica Pediátrica – ainda negociada com a Sesab. A instituição também intenciona ampliar gradativamente o acesso da comunidade à assistência em saúde e imprimir um novo perfil de atendimento. Depois de triplicar o quadro de colaboradores da Unidade, que saltou de 21 para 64, o foco agora está na padronização do atendimento, a fim de torná-lo o mais próximo possível do praticado na matriz. Para isso, equipes multidisciplinares de todos os setores da instituição de Salvador já estiveram em Conceição do Coité realizando inspeções e diagnósticos técnicos visando o aprimoramento da assistência em saúde da região.

Melhorias na assistência à comunidade sisaleira

Mantendo o quadro original de trabalhadores da Unidade Regional, a nova gestão vai adotar um cronograma de treinamentos para as equipes administrativas e assistenciais, com foco na qualidade de atendimento e segurança do paciente. Também está prevista a aquisição de novos equipamentos e a ampliação do Centro Cirúrgico (que receberá mais uma sala de cirurgia, após o remanejamento da especialidade de obstetrícia para o Hospital Municipal – ainda em negociação com a Sesab). A expectativa é elevar o número de atendimentos cirúrgicos para aproximadamente 600 internamentos mensais – hoje, são cerca de 192 procedimentos e 209 internamentos, por mês. Novos leitos devem ser adquiridos para atender as normas de qualidade e segurança do paciente; enquanto isso, o quadro clínico, já ampliado, dispõe de novos médicos cirurgiões e anestesistas (sete, atualmente), além de sete cirurgiões plantonistas, nas 24 horas do dia (um por dia da semana). A lavanderia e a cozinha da Unidade também estão sendo aperfeiçoadas, e o Serviço de Hotelaria Hospitalar já possui lençóis novos e rouparia padronizada com a marca HP.

De acordo com a diretoria do Hospital Português, tudo o que é necessário à assistência qualificada de uma unidade hospitalar de média complexidade será realizado na Unidade Regional de Conceição do Coité. A nova administração se diz ciente da carência de recursos no país na área da saúde e que está preparada para enfrentar mais este desafio com trabalho, dedicação e humanismo, buscando oportunizar melhorias na assistência à comunidade local.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.