Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Exame e palestras gratuitas marcam Outubro Rosa no HP — Hospital Português da Bahia

3 de outubro de 2014

Exame e palestras gratuitas marcam Outubro Rosa no HP

03 October 2014

De acordo com o INCA, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em fase avançada. A adesão da comunidade aos métodos preventivos é fundamental para reversão dessa estatística no país. Com esse objetivo, o Hospital Português realiza uma programação especial no Outubro Rosa, mobilizando a comunidade, colaboradores e clientes em torno da importância do diagnóstico precoce da doença e do afastamento dos seus fatores de risco em mulheres saudáveis. Tendo a participação dos seus especialistas e colaboradores, e também o apoio do Grupo Delfin e da CAAB – Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia, a instituição realiza diversas ações ao longo do mês de outubro, incluindo realização gratuita do exame de mamografia e uma série de palestras educativas. A fachada da instituição também ganha iluminação especial e um grande laço cor-de-rosa (símbolo internacional da campanha).

Palestra gratuita na CAAB
No dia 14 (terça-feira), das 9h às 11h, a chefe de Nutrição do HP, Gildete Fernandes leva a palestra Alimentação adequada para prevenção do câncer aos associados da CAAB – Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia. Na abordagem a especialista vai relacionar os principais alimentos que são consumidos pela população no dia a dia, incluindo os industrializados, a sua composição e riscos oferecidos para a saúde. O encontro acontece no Centro Cultural João Mangabeira, localizado na Rua do Carro, nº 136, Campo da Pólvora (edifício garagem ao lado do Fórum Ruy Barbosa). As três primeiras participantes serão contempladas com a realização gratuita do exame de mamografia em data agendada pelo Hospital Português.
Paralelamente à palestra, o público circulante no local vai poder aderir gratuitamente ao cartão de relacionamento do HP, Vida Saudável, que oferece vantagens e facilidades para todos os clientes da instituição e também para aqueles que não possuem plano de saúde. Os interessados devem se dirigir ao stand do cartão Vida Saudável montado no local e apresentar original ou cópia do RG, CPF e comprovante de residência. O cartão será confeccionado e entregue na hora.
Palestras gratuitas no HP
No dia 18 de outubro (sábado), a partir das 8h, especialistas das diversas áreas do HP vão conduzir uma série de palestras educativas abertas ao público focadas na prevenção do câncer de mama. A ação acontece no auditório Adélia Carvalho, no mezanino do Centro Médico HP e busca ampliar o acesso da comunidade à informação, oportunizando o esclarecimento de dúvidas comuns por profissionais altamente qualificados em suas áreas. Serão apresentados temas como Formas de prevenção do câncer de mama, às 8h, pela médica oncologista Luciana Landeiro; Alimentação funcional e prevenção do câncer, às 9h, pela nutricionista Gildete Fernandes; Como lidar com o diagnóstico do câncer de mama, às 10h, pela psicóloga Michele Tapioca. A programação se estende até a tarde, iniciando às 13h, com os Mitos e verdades sobre o câncer de mama, levantados pelo mastologista César Augusto Machado. Na sequência, às 14h, a enfermeira Janaína Arcanjo fala sobre Cuidados íntimos e risco de câncer. O público poderá participar ao final de cada apresentação com perguntas para os especialistas. A programação completa pode ser conferida no site www.hportugues.com.br.
Mamografia Gratuita
A mamografia é o exame de maior precisão na prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Reforçar a sua importância é tarefa de todos na área da saúde. Vestindo essa causa e buscando chamar a atenção da comunidade para o tema, durante todo o Outubro Rosa os colaboradores do HP vão usar o laço cor-de-rosa. Além disso, por meio de parceria com o Grupo Delfin, o HP vai oferecer gratuitamente o exame de mamografia para as primeiras 140 participantes das palestras realizadas no dia 18 (sábado), que tenham realizado a avaliação há mais de um ano e idade superior a 40 anos – um dos fatores de risco para o câncer de mama. As senhas para realização gratuita do exame serão entregues na abertura das palestras, às 7h30, no auditório Adélia Carvalho, localizado no mezanino do Centro Médico HP. As participantes serão encaminhadas pelos organizadores do evento para a Unidade Móvel, localizada no estacionamento externo do HP, na Av. Princesa Izabel (em frente à Maternidade Santamaria). Será preciso apresentar RG e cartão do SUS.
Serviço: Programação do HP no Outubro Rosa
Manhã
7h30 Distribuição de senha no auditório Adélia Carvalho, no mezanino do CMHP, para as primeiras 140 participantes realizarem mamografia gratuita na Unidade Móvel do Grupo Delfin, localizada no estacionamento externo do Hospital Português, na Av. Princesa Izabel (em frente a Maternidade Santamaria).
8h Formas de prevenção do câncer de mama – Dra. Luciana Landeiro, oncologista do HP
9h Alimentação funcional e prevenção do câncer – Gildete Fernandes, chefe de Nutrição do HP
10h Como lidar com o diagnóstico do câncer de mama – Michele Tapioca, psicóloga do HP
11h Aleitamento materno após a superação do câncer de mama – Dr. Leomar Lyrio, líder da Obstetrícia da Maternidade Santamaria
Tarde
13h Mitos e verdades sobre o câncer de mama – Dr. César Augusto Machado, mastologista do HP
14h Cuidados íntimos e risco de câncer – Janaína Arcanjo, enfermeira do HP