Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cuide dos seus joelhos — Hospital Português da Bahia

5 de janeiro de 2015

Cuide dos seus joelhos

05 January 2015

O desejo de ter um corpo saudável e bonito parece aumentar com a proximidade do verão. As academias e áreas de lazer se transformam em espaços dominados por atletas amadores, que tentam a qualquer custo perder uns quilinhos e ganhar definição muscular. Para isso intensificam os treinos e realizam atividades que exigem bastante do corpo, especialmente das articulações. E no fim das contas o resultado obtido pode ser o que não se esperava. Especialmente nos joelhos, que sofrem com a sobrecarga de peso.

De acordo com o Dr. Vinícius Aleluia, do grupo de Cirurgia do Joelho do Hospital Português, as tendinopatias, também conhecidas como tendinites são as lesões mais frequentes em atletas amadores ou profissionais. “Vemos um número grande de pessoas que aderem à prática esportiva sem a orientação de um profissional. Muitas vezes, o treinamento realizado sem acompanhamento pode resultar no aparecimento de danos desse tipo”, avalia.

Entre as atividades que apresentam maior chance de comprometimento do joelho, o especialista cita o futebol como um dos que mais causam lesões na área ortopédica. Este esporte pode causar danos, principalmente, nos ligamentos, menisco e na cartilagem articular. A musculação e a atividade de corrida também podem gerar prejuízos à saúde dos joelhos a depender da intensidade e da carga utilizada durante os treinos.

“A corrida é uma excelente atividade física, porém deve ser bem orientada quanto à necessidade do alongamento antes e após a sua prática, além da intensidade e frequência de treinos a serem realizados. É importante que seja feito também um trabalho de reequilíbrio muscular. O praticante dessa modalidade de exercício físico também deve prestar atenção ao tipo de calçado mais adequado para a sua realização. Afinal de contas, nunca é demais lembrar que a prevenção é sempre o melhor remédio”, justifica o cirurgião.

Em caso de desconforto nos joelhos, não hesite em procurar um especialista. Um diagnóstico preciso é o pontapé inicial para a indicação do melhor tratamento. “Precisamos entender as queixas e limitações do paciente para a formulação do diagnóstico. Caso necessário, exames específicos, como radiografias e ressonâncias, são solicitados para avaliação dos ossos, tendões, ligamentos, cartilagem e meniscos”. Em alguns casos, explica o especialista, pode ser solicitada também uma tomografia computadorizada.

Por fim, o Dr. Vinícius Aleluia sinaliza que a depender da patologia e do seu grau de acometimento, o tratamento ideal deve ser avaliado. Gelo, medicações analgésicas e anti-inflamatórias, fisioterapia e repouso podem ser suficientes para tratar algumas lesões. Alguns pacientes precisam ser submetidos à artroscopia (cirurgia de vídeo) ou procedimentos cirúrgicos convencionais. O especialista ainda lembra que “quanto mais peso e impactos sobre os joelhos, maior será a chance de desenvolvermos patologias nestas articulações”.