Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Durma bem e viva melhor — Hospital Português da Bahia

5 de janeiro de 2015

Durma bem e viva melhor

05 January 2015

Ter uma boa noite de sono após um longo dia de trabalho é um hábito que pode render uma série de benefícios aos diversos sistemas do corpo humano. Controle da pressão arterial, dos níveis de glicose e insulina; prevenção à depressão, obesidade e doenças do coração; fortalecimento da memória e melhora nos níveis de concentração, são apenas alguns dos ganhos proporcionados pelo ato de dormir bem. Apesar desses benefícios, nem todos conseguem desfrutar de horas de sono reparador. Segundo a Associação Brasileira do Sono – ABS, somente no Brasil, aproximadamente 43% da população sofre com algum tipo de transtorno relacionado ao sono.

O dado é alarmante, já que dormir exerce uma importância tão grande em nossas vidas, ao ponto de passarmos um terço dela dormindo. Deveríamos então tratar este momento como um dos mais importantes do dia, certo? Na prática não é isso que costuma acontecer. Com o atual ritmo acelerado de vida, essa é uma realidade experimentada por poucos. O mais comum é encontrar pessoas com privação de sono, quase sempre por dedicar esse momento (essencial para a reestruturação do organismo) à prática de atividades profissionais, estudantis ou mesmo de entretenimento. Assim, adentram a noite com horas a fio em frente ao notebook, tablet, televisão ou algum outro aparato tecnológico da modernidade. Atitude que representa um equívoco, já que ao reduzir o número de horas de repouso, o corpo sofre prejuízos de ordem sistêmica, que afetam o desempenho mental e motor, sobretudo se a insônia forçada for uma prática constante.

Para quem enfrenta o problema de modo involuntário, devido a doenças que interferem na qualidade do sono – como apneia, obesidade, entre outras – os danos causados são ainda maiores. Por isso, diante de qualquer dificuldade permanente para dormir, o ideal é buscar ajuda especializada. O Hospital Português oferece um moderno Laboratório do Sono, com equipe treinada e estrutura de ponta para o diagnóstico minucioso das causas da dificuldade para dormir. A polissonografia, exame considerado padrão ouro na monitoração completa dos distúrbios do sono, permite uma investigação minuciosa do paciente durante a noite, por cerca de 6 horas. Nesse período, é possível obter de forma simultânea avaliações de eletroencefalograma, oximetria (verificação da oxigenação sanguínea), eletrocardiograma, da respiração, movimentos corporais, ronco e tônus muscular. Variáveis que permitem uma avaliação detalhada das causas dos distúrbios do sono e a precisão diagnóstica, ampliando a eficácia do tratamento.

 

 Dicas para dormir bem:

  • Mantenha horários regulares para se deitar
  • Faça exercícios físicos regularmente
  • Evite produtos com estimulantes (chá, refrigerante, energético e chocolates)
  • Não fume
  • Evite bebidas alcoólicas
  • Evite cochilos durante o dia
  • Coma pouco antes de dormir
  • Crie um ambiente agradável aonde irá se deitar
  • Evite ler ou outra atividade enquanto estiver deitado