Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Tecnologia inovadora aumenta agilidade e segurança no exame de hemograma — Hospital Português da Bahia

5 de janeiro de 2015

Tecnologia inovadora aumenta agilidade e segurança no exame de hemograma

05 January 2015

O Serviço de Medicina Laboratorial do Hospital Português acaba de receber o equipamento Cellavision®, uma nova tecnologia para realização do exame de laboratório mais requisitado nos hospitais: o HEMOGRAMA. Com esta inovação, o laboratório do HP passa a realizar este exame de forma automática. O mesmo ocorrerá na análise de outros fluídos, como contagem diferencial de leucócitos, identificação de células neoplásicas, caracterização morfológica dos eritrócitos e contagem estimada de plaquetas.

 “Este é um projeto pioneiro no país, iniciado em 2012 com a implantação de contadores hematológicos de última geração. Agora, a Medicina Laboratorial do HP, vem agregar valor a este processo analítico, implantando a coloração automática de lâminas, totalmente integrada com os contadores hematológicos”, explica o médico patologista clínico e responsável técnico pelo Laboratório, Dr. José Carlos Lima.

Hoje, o exame é realizado nos contadores hematológicos, sendo analisado por uma série de regras desenvolvidas pelo próprio Hospital. Os pacientes que necessitam de revisão são identificados pelo contador, garantindo uma melhor qualidade do exame. A nova tecnologia vai aperfeiçoar a avaliação óptica de lâminas de sangue periférico, que vai passar a ser realizada através da análise digital de imagens.

Na prática, consiste na captura de imagens da lâmina por uma câmera fotográfica digital, que compara os dados obtidos com as imagens disponíveis em um banco de dados do próprio equipamento. A capacidade de carregamento é de 96 lâminas de uma só vez. A velocidade de avaliação é 30 vezes maior que a de uma pessoa na realização da contagem celular.

Por estes motivos, a nova tecnologia vai proporcionar maior rapidez na liberação do exame, inclusive com melhoria da qualidade, uma vez que elimina a variável observador-dependente. Estes diferenciais no âmbito hospitalar impactam diretamente no atendimento ágil de pacientes internados ou em atendimento na Unidade de Emergência. Assim, o Hospital Português/LPC reafirma sua vocação de vanguarda no campo da Medicina Laboratorial, sendo o primeiro hospital do Norte e Nordeste do país a deter esta tecnologia, oferecendo aos seus clientes, além da qualidade e segurança característica das instituições, rapidez e eficiência no cuidado do paciente.